Depois de quase 19 anos de espera, a Justiça condenou Jamire Ferreira de Matos a 12 anos e 6 meses de prisão em regime fechado, pela morte de José Henrique dos Santos Sampaio, de 49 anos. O crime aconteceu em 2006 A ré não compareceu ao Tribunal do Júri, e a juíza responsável pelo caso, Márcia Simões Costa, decretou imediatamente a sua prisão.
Jamire Ferreira de Matos deve ser recolhida ao Conjunto Penal para início do cumprimento da pena. A defesa já anunciou que vai recorrer da condenação.
A promotora Marina Miranda destacou que o resultado foi justo. “Os jurados entenderam o processo e afastaram de forma contundente a tese da defesa de que foi um acidente. Não foi acidente. Foi um homicídio doloso, qualificado. A pena está adequada diante da brutalidade do caso.”
O advogado de Jamire, Marco Aurélio Gomes, afirmou que vai recorrer.“Respeitamos a decisão do Conselho de Sentença, mas entendemos que os fatos poderiam levar a outro desfecho. Vamos até o último recurso, se for necessário, inclusive ao Supremo Tribunal Federal.”
Ele também questionou a decisão da prisão imediata, mas reconheceu que a juíza tinha respaldo legal para decretá-la.
A família de José Henrique acompanhou emocionada o julgamento. Para a filha Érika, a decisão foi um alívio depois de tantos anos de espera:
“Foram 18 anos de dor. Minha avó faleceu sem ver a justiça sendo feita. Não é vingança, é justiça. Nada vai trazer meu pai de volta, mas saber que ela vai pagar pelo que fez nos traz algum alívio.”
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Mín. 17° Máx. 31°
Mín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas