Israel lançou nesta terça-feira (16) sua principal ofensiva terrestre contra a Cidade de Gaza, maior centro urbano do território onde o exército de Benjamin Netanyahu e as forças do Hamas conflitam desde outubro de 2023. Em suas redes sociais, o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, afirmou que “Gaza está em chamas”. As informações são da agência britânica Reuters e do portal InfoMoney.
Um oficial das Forças de Defesa de Israel (IDF) disse que as tropas terrestres estavam se aprofundando na cidade, em direção ao centro, e que o número de soldados aumentaria nos próximos dias para enfrentar até 3.000 combatentes do Hamas que a IDF acredita ainda estarem na cidade.
“A IDF ataca com mão de ferro a infraestrutura terrorista e os soldados da IDF estão lutando bravamente para criar as condições para a libertação dos reféns e a derrota do Hamas”, afirmou Katz.
Milhares de palestinos fogem
De acordo com autoridades de saúde da Faixa, ao menos 40 pessoas já morreram nas primeiras horas da ofensiva, a maioria delas na Cidade de Gaza, que foi bombardeada por uma série de ataques aéreos, seguida de uma incursão de tanques.
O governo israelense renovou seus apelos para que os civis deixassem a cidade, e longas colunas de palestinos estavam se dirigindo para o sul e o oeste em carroças de burro, riquixás, veículos pesados ou a pé.
“Eles estão destruindo torres residenciais, os pilares da cidade, mesquitas, escolas e estradas”, disse à Reuters, Abu Tamer, um homem de 70 anos que estava fazendo a árdua jornada para o sul com sua família, em uma mensagem de texto. “Eles estão apagando nossas memórias.”
Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 18° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 30°
Tempo nublado