Celebrado nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Câncer reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acolhimento às pessoas que enfrentam a doença. Em Feira de Santana, um dos principais pilares nesse enfrentamento é o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC), inaugurado em abril de 2004.
Pioneiro na região, o CMPC completou 21 anos de serviços prestados em abril de 2025, consolidando-se como referência no diagnóstico precoce do câncer. Desde 2014, a unidade funciona em nova sede, ampliando a capacidade de atendimento e a oferta de serviços especializados. Somente em 2025, o centro detectou 123 casos positivos de câncer de mama, 133 de câncer de próstata, 57 de câncer de colo do útero, cinco de câncer de tireoide e dois de câncer de pele, totalizando 320 diagnósticos positivos no período.
Reconhecido pela atuação na prevenção e no rastreamento para o diagnóstico de doenças, o CMPC oferece atendimento humanizado e de qualidade à população feirense. De acordo com a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, autarquia responsável pela unidade, Gilberte Lucas, o centro tem apresentado avanços significativos ao longo dos anos.
“Estamos avançando a cada ano na ampliação da oferta de especialidades médicas e de exames para o diagnóstico de doenças. O CMPC é um importante equipamento público para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou.
Ao longo da última década, o CMPC já realizou quase meio milhão de atendimentos, entre consultas e exames. Somente em 2025, a unidade contabilizou 64.332 atendimentos. Atualmente, o centro oferece cerca de 30 procedimentos médicos especializados, além de serviços de assistência social e psicologia, atendendo às crescentes demandas da população.
Excelência no diagnóstico precoce
O Centro Municipal de Prevenção ao Câncer é pioneiro no município e na região, disponibilizando uma ampla gama de serviços, como consultas especializadas, exames de biópsia, ultrassonografia, colposcopia, além de exames complementares, a exemplo do eletrocardiograma e exames citopatológicos, entre outros procedimentos essenciais para o diagnóstico precoce da doença.
Aumento nos diagnósticos
Em 2024, o CMPC registrou 335 novos casos de câncer, representando um aumento de 28% em relação ao ano anterior. Entre os diagnósticos, destacam-se 91 casos de câncer de mama, 178 de câncer de próstata e 61 de câncer de colo do útero. A unidade mantém o compromisso com diagnósticos precisos e com o acompanhamento contínuo dos pacientes, oferecendo também suporte psicológico e assistência social.
Endereço e funcionamento
O CMPC funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e está localizado na Rua Barão do Rio Branco, nº 621, Centro, próximo ao cruzamento com a Avenida Presidente Dutra.
Para agendamentos e mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (75) 3602-7338, 3602-7339 ou 3602-7340. A unidade também é conhecida como a antiga Liga Baiana.
Desaparecida Mulher desaparece com duas filhas pequenas no bairro Mangabeira
Desenvolvimento Settdec participa de painel sobre o desenvolvimento de Feira de Santana
Urina preta Surto da “doença da urina preta” acende alerta sanitário após consumo de peixes no Amazonas
IPVA 2026 Motoristas baianos têm até semana que vem para garantir 15% de desconto no IPVA 2026; saiba como pagar
voos internacionais Bahia tem alta de 43% na procura por voos internacionais para o Carnaval
canetas emagrecedor Reino Unido alerta para pancreatite associada a canetas emagrecedoras Mín. 23° Máx. 35°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 37°
Tempo limpo