Terça, 09 de Setembro de 2025 20:09
75 98251-4963
Polícia Reestruturação da PM

Polícia Militar passa por reestruturação em Feira de Santana; novo batalhão será criado na cidade

A 67ª CIPM, que atualmente cobre distritos e cidades como São Gonçalo dos Campos, continuará atuando nessas áreas.

09/09/2025 11h05 Atualizada há 5 horas
Por: Carlos Valadares
Foto: Carlos Valadares
Foto: Carlos Valadares

A cidade de Feira de Santana passará por importantes mudanças na área da segurança pública com a nova reestruturação da Polícia Militar da Bahia. A informação foi confirmada pelo comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), Coronel Muller, que já recebeu a orientação do Comando de Operações para iniciar o planejamento das adequações.

“Hoje eu já recebi a recomendação do Comando de Operações para fazer o planejamento e o alinhamento com as unidades que passam a pertencer à nossa região e com as unidades que estão sendo criadas”, afirmou o coronel.

Uma das principais mudanças será a criação do 25º Batalhão da Polícia Militar, que substituirá a atual 66ª Companhia Independente (CIPM) em Feira de Santana. Segundo o comandante, o novo batalhão será instalado no bairro Lagoa Grande, em uma área de aproximadamente 5 mil metros quadrados.

“Já estivemos visitando o local com o deputado Zé Neto e representantes da CONDER. Existe um posto da 66ª funcionando lá, e junto com o estacionamento, o espaço é adequado para a construção do 25º BPM”, explicou.

Além disso, a RONDESP Leste, que hoje funciona como companhia, passará a ter o status de batalhão. “Ela passa a ter razão de batalhão, e por conta disso, será designado um tenente-coronel para assumir o comando da unidade”, destacou o coronel.

Outra alteração importante envolve a base da MEAM, que deixará de funcionar em Feira e será transferida para o município de Conceição do Jacuípe. A unidade será responsável por atender quatro cidades da região: Conceição do Jacuípe, Amélia Rodrigues, Teodoro Sampaio e Terra Nova.

Com a saída da 66ª CIPM de Feira de Santana, mudanças internas nas companhias também devem ocorrer, influenciadas por promoções e aposentadorias de oficiais. “É uma coisa natural. Alguns oficiais foram promovidos, outros estão indo para a reserva, e isso provoca uma movimentação nos comandos de Feira de Santana e de outras unidades do entorno”, disse.

A 67ª CIPM, que atualmente cobre distritos e cidades como São Gonçalo dos Campos, continuará atuando nessas áreas. “O bairro de referência da 67ª volta a ser o Tomba, e ela continuará cuidando de parte dos distritos de Feira, dividindo essa responsabilidade com o novo 25º BPM e com a 65ª CIPM”, detalhou.

As mudanças devem entrar em vigor assim que os novos oficiais forem nomeados. “Estamos aguardando a nomeação dos oficiais que comandarão os batalhões e outras mudanças que solicitamos ao Comando Geral. Assim que isso ocorrer, colocaremos o novo formato em prática imediatamente”, finalizou Coronel Muller.

Com informações: Carlos Valadares

Por: Mayara Nailanne 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.