A quinta unidade do SAC integrada a uma delegacia foi inaugurada nesta quarta feira 930), no Complexo Policial do Sobradinho, em Feira de Santana. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) e o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), com o objetivo de humanizar o acolhimento nas unidades da Polícia Civil.
Segundo Flávio Machado, coordenador do SAC, o projeto está transformando a forma como o cidadão é recebido ao registrar uma ocorrência. “Toda a área de recepção foi modificada e readaptada para oferecer um atendimento mais acolhedor. Implantamos uma sala de espera com emissão de senha e guichês individuais e fechados, garantindo mais privacidade para a pessoa que está vivendo um momento difícil”, explica.
Foto: Carlos Valadares
O atendimento inicial é realizado por profissionais do SAC, contratados e treinados pela Saeb. Esses servidores fazem o acolhimento e orientam o cidadão no registro da ocorrência. O sistema é integrado com toda a rede da Polícia Civil no estado, o que permite que, a depender do caso, a ocorrência seja automaticamente encaminhada para a delegacia especializada ou para o delegado responsável.
“Essa integração possibilita que o processo de investigação ou de apuração prossiga com mais agilidade. Os próprios delegados acompanham o atendimento inicial para que haja continuidade imediata no procedimento necessário”, afirma Flávio.
Estabilidade do sistema e estrutura de atendimento
Sobre as frequentes reclamações de instabilidade do sistema ou falhas na conexão de internet, o coordenador afirma que medidas preventivas vêm sendo adotadas. “Estamos trabalhando com redundância de links e uso de no-breaks para garantir que o atendimento não seja interrompido. Claro que problemas pontuais podem ocorrer, mas temos uma equipe preparada para resolver rapidamente”, pontua.
Em relação ao tempo de espera, Flávio explica que ele depende da demanda e do fluxo momentâneo. No Complexo do Sobradinho, a estrutura inicial conta com quatro guichês, e a necessidade de expansão será avaliada ao longo do funcionamento da unidade. A expectativa é de que, com o reforço policial nas ruas, haja uma redução no número de ocorrências.
Expansão do modelo
Além do Sobradinho, outra unidade com modelo semelhante de atendimento já funciona no Complexo Policial do bairro George Américo (Geomarfa), também em Feira de Santana. Há planos para ampliar o serviço a outras localidades.
“Temos 28 unidades em fase de execução de obras, que devem ser inauguradas ainda neste ano e início do próximo. A Bahia tem 407 municípios, muitos com delegacias que precisam ser adaptadas a esse novo modelo. A meta do nosso governador Jerônimo é alcançar todas essas unidades ao longo do mandato”, conclui Flávio Machado.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 20°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 24°
Chuvas esparsas