A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana, desarticulou uma quadrilha especializada em fraudes pela internet. A investigação, coordenada pelo delegado José Marcos, teve início a partir de uma operação de inteligência que apontou a cidade como base de operações do grupo criminoso.
Segundo o delegado, as vítimas estavam espalhadas por diversos estados, como São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. "Como as queixas não eram registradas aqui, inicialmente não tínhamos conhecimento dos golpes. Mas, a partir da atuação do nosso núcleo de inteligência e de outras instâncias, como a Coordenadoria e o DIP, em Salvador, conseguimos rastrear a origem das fraudes", explicou.
Foto: Carlos Valadares
Os criminosos atuavam principalmente através das redes sociais, oferecendo relógios, perfumes, joias e, em menor escala, roupas, a preços atrativos. Os alvos preferenciais eram lojistas e microempreendedores de outras partes do país, atraídos pela fama de Feira de Santana como polo comercial. Após o pagamento, os clientes eram bloqueados e não recebiam os produtos.
Durante a operação, a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão em imóveis de alto padrão, localizados nos bairros do Sim e da Carilândia. Em um dos locais, funcionava uma espécie de call center e centro logístico fictício. "Encontramos seis pessoas no momento da ação, preparando vídeos e fotos para postagem nas redes, além de caixas vazias, lacradas com etiquetas e nomes de clientes, usadas apenas para simular remessas", contou o delegado.
O líder da quadrilha foi identificado como parte de um casal que coordenava o esquema. Eles mantinham um estilo de vida de alto padrão: um dos imóveis alugados por eles custava R$ 6 mil mensais. Foram apreendidos também carros de luxo, móveis de escritório, notebooks e outros equipamentos.
A atuação do grupo criminoso teve início por volta de 2020, durante a pandemia, e, segundo a polícia, movimentava valores expressivos diariamente. Só na manhã da operação, dezenas de novos pedidos foram identificados no canal de comunicação com as vítimas.
Com informações: Carlos Valadares
Por:Mayara Nailanne
Bahia Sistema de videomonitoramento usado por traficantes é desmontado pela PM em Amélia Rodrigues
Operação “Cupiditas” Polícia Civil deflagra Operação “Cupiditas” contra agiotagem em Capela do Alto Alegre
Elucidação Polícia elucida assassinato de homem com deficiência mental em Feira de Santana; dois suspeitos são presos
Tráfico de drogas Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Aviário, em Feira de Santana.
Comando Vermelho Operação contra o Comando Vermelho na Bahia termina com 38 prisões e uma morte
Homem morto Homem é encontrado morto dentro de carro próximo ao Centro de Abastecimento em Feira de Santana Mín. 20° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado