A Polícia Civil do Estado da Bahia, por meio da 2ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Feira de Santana, encaminhou nesta segunda-feira (9) cerca de 180 armas de fogo para a capital baiana, onde serão destruídas. O material foi entregue à Coordenadoria de Fiscalização de Produtos Controlados da Polícia Civil, em Salvador, para os trâmites legais de eliminação.
De acordo com o delegado Eudes Aquino, titular da DTE, o arsenal reúne armamentos apreendidos por diversas forças de segurança que atuam em Feira de Santana e região. Entre as armas estão fuzis, pistolas, revólveres, metralhadoras, além de modelos automáticos e semiautomáticos — muitas delas consideradas de grosso calibre.
“As armas foram retiradas de circulação em ações de repressão ao tráfico de drogas e a outros crimes violentos. Esse material representa um volume expressivo de apreensões feitas pelas forças de segurança em nossa cidade, e é fruto de ações integradas e de inteligência”, explicou o delegado.
A DTE atua não apenas em Feira de Santana, mas também nos distritos e municípios do entorno. As armas encaminhadas para destruição estavam, em sua maioria, sob posse de traficantes que atuavam na região.
Segundo Eudes Aquino, o procedimento de destruição segue um rigoroso processo legal. “Após a apreensão, o armamento é submetido à perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde se verifica sua funcionalidade, calibre e demais características. Em seguida, os laudos são anexados ao processo, que é encaminhado à Justiça. Somente com autorização judicial podemos realizar o envio para destruição”, detalhou.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Mín. 17° Máx. 24°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsas