Durante agenda em Feira de Santana, na manhã desta terça-feira (03), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, falou sobre os recentes dados de segurança pública e rebateu críticas relacionadas à atuação do governo na área. Ele ressaltou a importância de se respeitar as pesquisas, desde que não sejam utilizadas de forma político-partidária.
“Eu sempre respeito os dados das pesquisas, até porque envolvem órgãos sérios, inclusive de direitos humanos. A gente aprecia e monitora todas, mas é preciso cuidado para que não sejam usadas como ferramenta política. A Bahia é um Estado de paz”, afirmou o governador.
Jerônimo lembrou que, durante a Micareta de Feira, realizada há pouco mais de um mês, foi registrada uma sensação de segurança quase unânime. “Após a festa, a Secretaria de Segurança Pública ouviu cerca de 3.500 pessoas e quase 100% relataram sentir segurança durante os quatro dias de evento, que reuniu cerca de 2 milhões de pessoas. Isso comprova a competência das nossas forças, que atuam com inteligência, infraestrutura e capacitação”, reforçou.
Apesar dos dados positivos, o governador enfatizou que qualquer caso isolado de violência deve ser tratado com seriedade. “A gente pode estar entregando diariamente ações, mas um único caso de violência precisa nos mobilizar. Ao mesmo tempo, precisamos contrastar com os avanços. A própria pesquisa mostra indicadores favoráveis comparando com os meses anteriores e com o ano passado.”
Ele ainda fez um apelo para que a oposição reconheça os esforços do governo estadual. “Não é possível que quem critica dia e noite não reconheça ações concretas pela paz. Veja quantos dias temos sem crimes violentos, os dados de arrombamentos de agências bancárias, de assaltos a ônibus. Estamos avançando e o presidente Lula tem nos ajudado, chamando para si a responsabilidade de apoiar os estados.”
Jerônimo destacou também a queda nos homicídios registrados pela Polícia Civil em Feira de Santana como resultado da integração entre as forças de segurança. “As operações têm sido quase que semanais, envolvendo Polícia Militar, Civil e também o sistema prisional. Isso mostra força, investimento e compromisso.”
Investimentos conjuntos e agenda para a cidade
Durante a visita, o governador também mencionou os investimentos que Feira de Santana está recebendo do governo federal, com apoio do Estado. “São R$ 20 milhões destinados a ações sociais. A Prefeitura, por meio do prefeito José Ronaldo, tem dialogado com o secretário Felipe e outras pastas para juntar os recursos municipais, estaduais e federais e potencializar ações, como as que já existem em bairros como Mangabeira e Conceição.”
Segundo Jerônimo, esses investimentos poderão fortalecer ou ampliar iniciativas sociais importantes. “Queremos reunir a experiência da Prefeitura, do Estado, das universidades e também contar com o apoio da imprensa, que tem papel fundamental nesse processo.”
O governador também adiantou que pretende retornar a Feira de Santana em breve para inaugurações importantes. “Temos a entrega da nova sede da SEG no CPR e o aeroporto, que estamos organizando para entregar até o fim deste mês. Se não for possível agora em junho, voltaremos em julho. Já estivemos aqui recentemente no combate à fome, no Centro de Convenções, e assinamos ordem de serviço para reforma da Igreja Senhor dos Passos. Feira de Santana continua sendo prioridade”, concluiu.
Mín. 17° Máx. 24°
Mín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsas