Diante do avanço da criminalidade, prefeituras de todo o país têm reforçado o papel das guardas municipais como força auxiliar no combate à violência. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1.322 municípios contavam com tropas de segurança próprias em 2023, o equivalente a 23,7% das mais de 5 mil cidades brasileiras. Cerca de 30% dessas guardas já atuam com armamento letal.
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que, no ano passado, as guardas municipais reuniam mais de 101 mil agentes, cerca de um quarto do efetivo das polícias militares (404 mil). O investimento das prefeituras na área de segurança cresceu de 8% para 11% entre 2019 e 2023.
A ampliação do protagonismo municipal em uma área tradicionalmente atribuída aos governos estaduais e federal ocorre em meio à tramitação da chamada PEC da Segurança no Congresso. A proposta busca fortalecer a cooperação entre União, estados e municípios no enfrentamento ao crime organizado, conciliando o policiamento ostensivo com ações de prevenção e segurança comunitária.
Bahia Sistema de videomonitoramento usado por traficantes é desmontado pela PM em Amélia Rodrigues
Operação “Cupiditas” Polícia Civil deflagra Operação “Cupiditas” contra agiotagem em Capela do Alto Alegre
Elucidação Polícia elucida assassinato de homem com deficiência mental em Feira de Santana; dois suspeitos são presos
Tráfico de drogas Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Aviário, em Feira de Santana.
Comando Vermelho Operação contra o Comando Vermelho na Bahia termina com 38 prisões e uma morte
Homem morto Homem é encontrado morto dentro de carro próximo ao Centro de Abastecimento em Feira de Santana Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 36°
Tempo nublado