Diante do avanço da criminalidade, prefeituras de todo o país têm reforçado o papel das guardas municipais como força auxiliar no combate à violência. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1.322 municípios contavam com tropas de segurança próprias em 2023, o equivalente a 23,7% das mais de 5 mil cidades brasileiras. Cerca de 30% dessas guardas já atuam com armamento letal.
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que, no ano passado, as guardas municipais reuniam mais de 101 mil agentes, cerca de um quarto do efetivo das polícias militares (404 mil). O investimento das prefeituras na área de segurança cresceu de 8% para 11% entre 2019 e 2023.
A ampliação do protagonismo municipal em uma área tradicionalmente atribuída aos governos estaduais e federal ocorre em meio à tramitação da chamada PEC da Segurança no Congresso. A proposta busca fortalecer a cooperação entre União, estados e municípios no enfrentamento ao crime organizado, conciliando o policiamento ostensivo com ações de prevenção e segurança comunitária.
Luto Morre esposa do comandante-geral da Polícia Militar da Bahia
Briga Homem mata irmão após briga por consumo de água
Assassinato Mulher trans é encontrada morta com sinais de tortura em cidade baiana
Homicídio Homem é morto a tiros e outro fica gravemente ferido no bairro Conceição
Santo Estêvão Mulher trans encontrada amordaçada e com vários tiros pelo corpo em Santo Estêvão
Flagrante Polícia Militar prende suspeito de matar vendedor de frutas na Estação Nova Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nublado