O setor de turismo continua impulsionando a economia baiana e foi responsável por 10,3% dos empregos formais criados no estado em fevereiro deste ano. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, mais de 2 mil vagas com carteira assinada foram abertas na indústria de viagens, dentro de um total de 20,1 mil postos formais gerados no mês. Considerando apenas o setor de serviços, o turismo respondeu por 18% das novas contratações.
Desde a recuperação pós-pandemia, o segmento acumula saldo positivo: entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2025, foram criadas 39 mil vagas formais em atividades ligadas ao turismo, revertendo a perda de 19 mil empregos registrada em 2020, durante a crise sanitária.
O secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, atribui os resultados aos investimentos públicos no setor. “Essa conquista é resultado do esforço do Governo do Estado, que tem no turismo uma das prioridades para a geração de emprego e renda”, afirmou, destacando ações como a promoção de destinos, capacitação profissional, melhorias na infraestrutura e diversificação de roteiros turísticos.
A força do setor também é reconhecida por entidades representativas. O presidente da Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes, afirmou que os dados animam o setor produtivo, ressaltando o papel do Senac na qualificação de profissionais. Já Marcelo Carvalho, da UGT-BA, atribui o desempenho ao esforço conjunto entre poder público e iniciativa privada, que tem fortalecido o turismo como pilar da economia.
Novas regras AGU derruba liminar que suspendeu novas regras para CNH
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Buscas Veja o que os baianos mais buscaram na internet em 2025
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 37°
Tempo nublado