Preso em Salvador, o soldado do Exército Luis Alexandre de Oliveira Lessa, 20, é apontado pelo Ministério Público de São Paulo como líder de um grupo virtual que promovia estupro online, incentivava automutilação, apologia à pedofilia e propagava "violência por diversão". Conhecido na internet como "Hitler da Bahia", ele comandava a "Panela Country", comunidade com mais de 600 membros no Telegram.
A investigação começou em outubro de 2024, após denúncia anônima, e resultou na prisão de Lessa em novembro, durante a Operação Nix. A ofensiva também apreendeu três adolescentes em cinco estados: São Paulo, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e Distrito Federal. Segundo o MP-SP, Lessa era o único adulto entre os líderes, que usavam pseudônimos como Inative, Nêmesis, Vitin, Lunatic e Maverick.
As "panelas" são pequenos grupos organizados em redes como Discord e Telegram, onde adolescentes compartilham conteúdos violentos e ilegais. Os participantes, chamados de "paneleiros", se unem por afinidades como misoginia, sadismo e abusos sexuais. Um dos apreendidos, Zeinpod, era o responsável pelos grupos ligados aos crimes de estupro virtual.
“A violência é tratada como entretenimento”, diz o MP-SP. “Eles comemoram o sofrimento alheio, sem qualquer empatia por vítimas humanas ou animais”, afirmou o desembargador Teixeira de Freitas ao negar habeas corpus. Lessa foi denunciado por crimes como pedofilia, perseguição, divulgação de pornografia e violação de sistemas. Ele foi transferido para presídio comum após decisão judicial.
Ataque de cães Polícia Civil prende suspeito de usar cães para atacar pessoas no bairro da Graça
Bahia Sistema de videomonitoramento usado por traficantes é desmontado pela PM em Amélia Rodrigues
Operação “Cupiditas” Polícia Civil deflagra Operação “Cupiditas” contra agiotagem em Capela do Alto Alegre
Elucidação Polícia elucida assassinato de homem com deficiência mental em Feira de Santana; dois suspeitos são presos
Tráfico de drogas Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Aviário, em Feira de Santana.
Comando Vermelho Operação contra o Comando Vermelho na Bahia termina com 38 prisões e uma morte Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 36°
Tempo nublado