Terça, 16 de Setembro de 2025 07:56
75 98251-4963
Polícia Tráfico de drogas

Tráfico de drogas e atuação da PM em Feira de Santana são desafios para novo comando do CPR Leste

A nomeação interina ocorre após a promoção do coronel Lopes ao subcomando-geral da Polícia Militar da Bahia, deixando a chefia do CPR Leste temporariamente sob responsabilidade do coronel Mulher.

26/03/2025 14h54
Por: Carlos Valadares
Foto: Ednalva Valença
Foto: Ednalva Valença

O combate ao tráfico de drogas em Feira de Santana segue como um dos principais desafios da segurança pública na região. O crime organizado disputa territórios e impõe um cenário de violência, exigindo ação enérgica da Polícia Militar. Diante desse contexto, o coronel Mulher assume interinamente o Comando de Policiamento Regional (CPR) Leste, reafirmando que a corporação tem plena liberdade de atuação em qualquer bairro da cidade.

“Não existe uma rua ou bairro onde a PM não possa entrar e realizar seu trabalho. Obviamente, respeitamos os protocolos de segurança, mas todas as áreas da cidade estão sob nossa atuação. O crime organizado tenta se estabelecer, mas a Polícia Militar está presente para garantir a segurança da população”, afirmou o coronel.

A nomeação interina ocorre após a promoção do coronel Lopes ao subcomando-geral da Polícia Militar da Bahia, deixando a chefia do CPR Leste temporariamente sob responsabilidade do coronel Mulher. “Como sou subcomandante, o comandante-geral, coronel Magalhães, me designou para responder pelo comando. Esse é um passo para minha possível titularidade na função”, explicou.

Com 36 anos de serviço na PM e 53 anos de idade, ele reafirmou estar preparado para assumir qualquer função que lhe for determinada. “Como um bom soldado, estou à disposição para assumir a função em qualquer lugar que for necessário”, pontuou.

Criminalidade e combate ao tráfico

O novo comandante interino destacou que a disputa entre facções pelo tráfico de drogas tem sido o maior desafio da segurança na cidade. “As organizações criminosas disputam territórios, e precisamos combater isso não apenas com a força policial, mas com o envolvimento de toda a sociedade. A imprensa, os órgãos governamentais e as instituições privadas precisam se mobilizar para enfrentar essa realidade”, afirmou.

Ele também ressaltou a intensificação das operações para coibir a violência. “Estamos fazendo um trabalho muito forte de contenção, mas é necessário um esforço conjunto para retomar o controle e neutralizar definitivamente o crime organizado na cidade”, disse.

Atuação da PM na região Leste

O CPR Leste abrange 37 cidades, além de Feira de Santana. Entre os municípios que demandam maior atenção, o coronel citou Alagoinhas, devido à sua localização no litoral norte-agreste baiano, e Conceição do Jacuípe, por estar às margens da BR-324. No entanto, ele reforçou que Feira de Santana continua sendo o principal foco da segurança pública devido ao seu porte e características metropolitanas.

Por fim, o coronel Mulher agradeceu à população feirense pela acolhida. “Criamos um laço muito forte com Feira de Santana. Estou aqui desde 2014, a convite do coronel Delmário, e aprendi a gostar dessa cidade. Continuaremos trabalhando para garantir a segurança da população”, concluiu.

Por: Mayara Nailanne 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.