Na última segunda-feira, 24, quarenta adolescentes em situação de vulnerabilidade social deram início à quinta turma do Projeto Jovem Social, uma iniciativa que visa promover a inclusão social e o desenvolvimento de jovens em situação de risco. O programa oferece ações educativas, capacitação profissional e apoio psicológico e social, com o objetivo de proporcionar oportunidades para que esses jovens adquiram habilidades e competências que aumentem suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de contribuir para seu crescimento pessoal e familiar.
O evento, realizado na sede do Centro Comunitário Luz e Labor, contou com a presença de diversas autoridades e colaboradores. Estiveram presentes o coordenador do projeto, Marko Aurélio, o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social, Caíque Barreto, a SD PM Miriam, da Ronda Maria da Penha, o CB PM Herbson, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, Vivaldo Júnior, do Ministério Público do Trabalho, Gabriel Figueredo, do Ministério Público, e o coordenador do Centro Comunitário Luz e Labor, Josué Araújo. A coordenadora pedagógica do Centro de Integração Empresa-Escola também marcou presença.
O projeto oferece duas opções de horário para facilitar a participação dos adolescentes: pela manhã, das 8h30 às 10h30, e à tarde, das 14h30 às 16h30. Durante cinco meses, os participantes terão aulas diárias com carga horária de quatro horas. As disciplinas abordadas incluem fotografia, informática, ética, artesanato, corte de cabelo e escova, e produção de cosméticos. Como incentivo, os alunos receberão uma bolsa de R$400, com pagamento condicionado à frequência nas aulas.
O coordenador do Projeto Jovem Social, Marko Aurélio, destacou a importância da iniciativa. "O Projeto Jovem Social está funcionando desde 2021 e atende à população vulnerável, com adolescentes de 12 a 18 anos encaminhados pelos serviços socioassistenciais presentes no município de Feira de Santana", afirmou. Segundo ele, o programa tem sido fundamental para oferecer novas perspectivas para os jovens que muitas vezes enfrentam desafios significativos em suas vidas.
A secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, também falou sobre o impacto positivo da ação na vida dos adolescentes. "O Projeto Jovem Social é uma oportunidade transformadora para esses jovens. Nossa missão é proporcionar a inclusão e a capacitação deles, abrindo portas para um futuro melhor e mais digno. Acreditamos que investir em ações como essa é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária", afirmou Gerusa.
Com o apoio da comunidade e de diversas entidades parceiras, o Projeto Jovem Social tem se consolidado como uma importante ferramenta no combate à desigualdade social e no fortalecimento da cidadania.
Novas regras AGU derruba liminar que suspendeu novas regras para CNH
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Buscas Veja o que os baianos mais buscaram na internet em 2025
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 37°
Tempo nublado