Equipes da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/SERTÃO) de Feira de Santana cumpriram, nesta quinta-feira (20), um mandado de prisão e de busca e apreensão contra um influenciador digital de 29 anos. Ele é acusado de estelionato, exploração ilegal de jogos de azar, associação criminosa e lavagem de dinheiro. O suspeito, que é natural do município, foi localizado em casa, no bairro Papagaio.
Os mandados foram expedidos pelo 1º Núcleo Regional de Custódia e das Garantias, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Ele foi submetido aos exames de praxe e está à disposição do Poder Judiciário.
O delegado Ives Correia, que coordenou a ação, destacou a importância da prisão.
"Com certeza, é mais uma prisão importante, uma vez que as investigações da Polícia Civil do Ceará apontaram que esse indivíduo preso estava praticando o crime de estelionato e envolvido com uma associação criminosa, conforme o artigo 288 do Código Penal, ou seja, com a participação de pelo menos três ou mais pessoas nesses crimes. Além disso, há indícios de lavagem de dinheiro e da prática da contravenção penal de jogos de azar", explicou.
Segundo o delegado, a investigação não foi conduzida na Bahia, mas sim no Ceará.
"Especificamente em Feira de Santana, não há uma investigação em curso. O caso está sob responsabilidade da Polícia Civil do Ceará, e nós recebemos os mandados de busca e apreensão, além do de prisão, para efetuar o cumprimento aqui. Nossa equipe, na manhã de hoje, conseguiu localizar e prender o suspeito", afirmou.
Questionado sobre possíveis vítimas em Feira de Santana, Ives Correia esclareceu que, até o momento, não há registros específicos, mas reforçou que esse tipo de crime afeta toda a sociedade.
"A princípio, não temos informações sobre vítimas diretas na cidade. Porém, crimes como estelionato e lavagem de dinheiro muitas vezes não atingem apenas uma pessoa, mas toda a sociedade. O crime de economia popular, por exemplo, também está entre os tipos penais presentes na representação da autoridade do Ceará", acrescentou.
O influenciador permanecerá detido em Feira de Santana até que a Justiça do Ceará decida os próximos passos do processo.
"A continuidade da prisão ou a aplicação de alguma medida cautelar dependerá do entendimento do Judiciário cearense. Ele passará por audiência de custódia, e os colegas do Ceará determinarão se ele será transferido para lá ou responderá de outra forma, como monitoramento eletrônico ou outra medida", concluiu delegado.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 18° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 30°
Tempo nublado