Foto: Carlos Valadares
Entre os dias 11 e 12 de março, aconteceu no auditório do CIFS (Centro das Industrias de Feira de Santana), a 2ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “A Saúde do Trabalhador como Direito Humano”. O evento tem o objetivo de discutir políticas públicas voltadas à saúde dos trabalhadores e formular propostas que poderão integrar o Plano de Gestão Municipal de Saúde.
A conferência é organizada pelo Conselho Municipal de Saúde, que desempenha formulação e aprovação das políticas de saúde do município.
Foto: Carlos Valadares
De acordo com Adroaldo Santos, delegado da Conferência Municipal e coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, a conferência local foca na relação entre trabalho e saúde, incluindo acidentes laborais e doenças ocupacionais.
"O Brasil estará debatendo esse tema até agosto, buscando entender como o trabalho influencia o processo de adoecimento. Dados recentes do Ministério da Saúde mostram um crescimento alarmante dos problemas de saúde mental, especialmente entre as mulheres", destacou.
A precarização das relações de trabalho também está entre as principais pautas da conferência. Odroaldo apontou que a reforma trabalhista de 2017 intensificou a carga horária e precarizou condições laborais, afetando diretamente a saúde mental dos trabalhadores.
"A ampliação da jornada de trabalho e a flexibilização dos vínculos empregatícios têm levado ao aumento da ansiedade, do estresse e de diversas doenças mentais. A conferência discutirá formas de enfrentar esses desafios e fortalecer a política de saúde do trabalhador no SUS", afirmou.
Foto: Carlos Valadares
Segundo o secretário municipla de saúde de Feira de Santana, Rodrigo Matos, essa conferência é de extrema importância. "É essencial destacar que a gestão pública não pode ser feita apenas dentro de um gabinete ou baseada exclusivamente na visão de um secretário. A gestão deve ser construída de forma dialogada, ouvindo os trabalhadores da saúde e os usuários do sistema. Essa é a maneira correta de administrar e é o que está previsto na Constituição, que estabelece as conferências e os conselhos como pilares fundamentais do controle social na gestão pública", ressalta.
Ainda segundo Rodrigo, a segunda Conferência de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Feira de Santana foi um sucesso. "As propostas levantadas aqui seguirão para a Conferência Macro-Regional Centro-Leste, que envolve 72 municípios, e posteriormente para a etapa estadual. Feira de Santana tem sido protagonista nesse processo. Essa conferência foi uma recomendação do Ministério da Saúde, e fizemos questão de realizá-la. Nem todos os municípios conseguiram promover seus encontros, mas Feira contribuirá com propostas significativas para a saúde do trabalhador, tanto no contexto estadual quanto nacional", pontuou.
Em relação ao número de trabalhadores afastados por questões de saúde, o secretário informou que esse é um fenômeno recente que nos preocupa é o aumento expressivo de afastamentos por transtornos mentais. Por isso, a saúde mental é uma prioridade para a gestão municipal. "Em breve, anunciaremos a ampliação do nosso ambulatório de saúde mental, que conta com psicólogos, enfermeiros e psiquiatras. Ele será um suporte essencial para casos moderados, ajudando a desafogar os CAPS e servindo de referência para a atenção primária quando o transtorno não for leve. Estamos atentos a essa questão, pois o crescimento dos afastamentos por transtornos mentais tem sido um problema em todo o país.", finaliza.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Feira de Santana Segunda Vara de Violência Doméstica contra a Mulher é inaugurada em Feira de Santana
Situação de rua Feira de Santana registra aumento de pessoas em situação de rua
Fluxo do Serviço Saúde alinha fluxo do Serviço de Declaração de Óbito junto com o DPT e CICOM
Ação integrada Prefeitura realiza ação integrada de fiscalização no entorno da Rodoviária
Acidente Idoso morre após acidente entre moto e caminhão na BA-052
Chuva de granizo Chuva de granizo no sudoeste baiano surpreende população Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado