
Na manhã desta quinta-feira (05), o Coronel Antônio Lopes destacou o trabalho da Polícia Militar durante o Carnaval de Salvador, ressaltando a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e a apreensão de armas. Ele atribuiu os bons resultados à liderança do Comandante-Geral, Coronel Paulo Coutinho.
"Esse é um trabalho direcionado e comandado pelo nosso Comandante-Geral, Coronel Paulo Coutinho, que não fica apenas no gabinete, mas vai para a área acompanhar o trabalho dos policiais. Isso é fruto da liderança dele", afirmou o coronel.
Segundo Antônio Lopes, a Polícia Militar da Bahia tem um grande know-how no policiamento de grandes eventos, sendo referência para forças de segurança de outros estados. "Hoje, diversas polícias vêm aprender conosco como atuar em uma festa com tanta gente na rua. Tivemos mais de 11 milhões de pessoas registradas durante os seis dias de Carnaval em Salvador."
Em relação aos números, no mês de fevereiro foram registrados 13 CVLIs. Já no período do Carnaval, no início de março, houve uma redução, com registros de cinco a seis homicídios. "No início de fevereiro, vocês tentaram me entrevistar para avaliar os números positivos daquele período, e eu disse que não faria isso porque não considero correto avaliar um período de três ou quatro dias. O ideal é uma análise quinzenal ou mensal, comparando com o mesmo período do ano passado", explicou Lopes.
O coronel destacou que essa redução já era esperada devido ao trabalho intensificado da PM no mês anterior. "Tivemos uma queda de quase 44% nos homicídios em fevereiro. Quando apertamos um mês e temos reduções significativas, é natural que no início do mês seguinte esses números oscilem."
Além da atuação em Salvador, o trabalho da Polícia Militar também se estendeu a Feira de Santana, onde o Coronel Miller, o Major Cardoso e demais oficiais que não atuam no dia a dia operacional estiveram presentes. "Acredito que, ao final de março, teremos mais uma vez uma redução expressiva nos índices de criminalidade, pois confio no trabalho árduo e no comprometimento dos nossos policiais militares."
Sobre a redução de homicídios, Lopes destacou que a queda foi de 43,5%, um número expressivo, resultado do trabalho conjunto das forças de segurança. "Desses 13 homicídios registrados, 70% já possuem autoria identificada, fruto do trabalho de investigação da Polícia Civil. Estamos atentos e acompanhamos esses números diariamente, com reforço da Rondesp e da Cipe atuando em Feira de Santana."
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Troca de comando Troca de comando na PM: Djalmar vai para 64ª CIPM e Capinan assume Companhia de Guarda
Apreensão PRF apreende 109 kg de maconha em Simões Filho e prende dois motoristas; um dos carros funcionava como “batedor”
Vereador Morão” Polícia Civil prende “Vereador Morão” por violência doméstica na Bahia
30 passagens Ação da Polícia Civil resulta na prisão de mulher com mais de 30 passagens por furto
Operação Redenção II SEAP deflagra ‘Operação Redenção II’ no extremo sul da Bahia
Cédulas falsas Polícia Federal apreende menor ao receber encomenda postal com cédulas falsas em Feira de Santana Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsas