Duas mulheres afirmam terem sido vítimas de intolerância religiosa no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, sul da Bahia, na terça-feira (21). A unidade nega a denúncia.
As irmãs Dalete e Josiane Santos, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, tentaram levar um pastor para orar pelo pai, João Soares Santos, de 72 anos, internado na UTI desde segunda-feira (20) após complicações renais. Segundo elas, o religioso foi impedido de entrar pela psicóloga de plantão.
“Falamos que ele é pastor e que queríamos que ele fizesse uma oração pelo nosso pai. Ela simplesmente disse: ‘Aqui não’ e vetou o direito”, relatou Josiane.
As irmãs buscaram a direção do hospital, mas não foram atendidas, e registraram uma ocorrência na 1ª Delegacia Territorial de Ilhéus. Elas também pretendem acionar a Justiça com base na Lei Federal nº 9.982/2000, que assegura assistência religiosa em espaços de internação.
Em nota, o HRCC afirmou que “as visitas foram temporariamente suspensas devido a uma intercorrência grave com outro paciente” e que o acesso do pastor não foi negado, mas adiado. A unidade ressaltou seguir as normas da Lei Federal, condicionando o acesso de religiosos às regras internas para segurança dos pacientes.
Preso em Feira d Suspeito de matar ‘Rainha da Cavalgada’ é preso em Feira de Santana
Sem Descanso Polícia Civil deflagra Operação Sem Descanso em Anguera e Serra Preta
Legítima defesa Laudo aponta que PMs mataram criança de 4 anos em legítima defesa; entenda
Abuso Babá é presa após abusar sexualmente de criança de 3 anos em Feira de Santana
Invasão Homem morre após invadir casa de prefeita na cidade de Mundo Novo, interior da Bahia
Apreensão Polícia Civil prende suspeito de homicídio e apreende adolescente foragido em Feira de Santana Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 36°
Tempo nublado