O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recebeu uma denúncia de nepotismo após o prefeito de Valente, Ubaldino Amaral (Avante), nomear a filha, Mabel Amaral, para a Secretaria de Assistência Social, e o irmão, Arnaldo Amaral, para a Secretaria de Governo e Gestão.
O nepotismo acontece quando os vínculos de parentesco são favorecidos nas relações de trabalho. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Município em 2 de janeiro. O g1 tentou contato com a Prefeitura de Valente, cidade que fica a 230 km de Salvador, mas não conseguiu até a última atualização desta reportagem.
Os novos secretários também foram apresentados nas redes sociais do prefeito. Na publicação, o grau de parentesco entre Mabel, Arnaldo e Ubaldino não foram citados.
Mabel Amaral de Oliveira, agora secretária de Assistência Social, foi apresentada como biomédica, pós-graduada em gestão pública e políticas públicas no enfrentamento à violência contra a mulher. Ela foi vereadora do município entre 2017 e 2020 e ocupou o mesmo cargo que foi nomeada por Ubaldino em 2011/2012 e 2021/2024.
Já Arnaldo Amaral de Oliveira foi ex-vereador, presidente da Câmara, vice-prefeito de Valente, secertário de Agricultura e secretário de Saúde.
O MP-BA informou que recebeu a representação sobre o caso na quarta-feira (8) e apura para avaliar as medidas cabíveis.
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online
Operação Zargun TRF-2 mantém prisão de TH Joias e outros cinco investigados da Operação Zargun
Concurso Justiça suspende concurso público de Santanópolis por suspeita de fraude
Pena de Bolsonaro Senado aprova PL que reduz pena de Bolsonaro
Marcos Lima Marcos Lima faz balanço positivo do ano legislativo na Câmara de Feira de Santana
Emprestimo ALBA aprova urgência para analisar 23º empréstimo de Jerônimo Rodrigues Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 32°
Tempo nublado