O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recebeu uma denúncia de nepotismo após o prefeito de Valente, Ubaldino Amaral (Avante), nomear a filha, Mabel Amaral, para a Secretaria de Assistência Social, e o irmão, Arnaldo Amaral, para a Secretaria de Governo e Gestão.
O nepotismo acontece quando os vínculos de parentesco são favorecidos nas relações de trabalho. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Município em 2 de janeiro. O g1 tentou contato com a Prefeitura de Valente, cidade que fica a 230 km de Salvador, mas não conseguiu até a última atualização desta reportagem.
Os novos secretários também foram apresentados nas redes sociais do prefeito. Na publicação, o grau de parentesco entre Mabel, Arnaldo e Ubaldino não foram citados.
Mabel Amaral de Oliveira, agora secretária de Assistência Social, foi apresentada como biomédica, pós-graduada em gestão pública e políticas públicas no enfrentamento à violência contra a mulher. Ela foi vereadora do município entre 2017 e 2020 e ocupou o mesmo cargo que foi nomeada por Ubaldino em 2011/2012 e 2021/2024.
Já Arnaldo Amaral de Oliveira foi ex-vereador, presidente da Câmara, vice-prefeito de Valente, secertário de Agricultura e secretário de Saúde.
O MP-BA informou que recebeu a representação sobre o caso na quarta-feira (8) e apura para avaliar as medidas cabíveis.
Bahia Forte esquema de segurança de Lula no Campo Grande restringe área de circulação na praça
fluxo de atendimento Reunião com médicos plantonistas discute informatização e fluxo de atendimento em Antônio Cardoso
gravação Ministros do STF suspeitam de gravação clandestina em reunião sobre caso Master
'página virada' PT adota estratégia de tratar caso Coronel como 'página virada'
Santo Estevão Tiago Dias destaca avanços da gestão e garante São João ainda melhor em Santo Estevão
Angelo Coronel Em Santo Estevão, Angelo Coronel prestigia prefeito Tiago Dias e confirma saída definitiva da base governista Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas