Foto: Carlos Valadares
A recente implantação de um sistema digital no DETRAN-BA, que visa modernizar o atendimento e tornar os processos mais ágeis, tem gerado uma onda de reclamações tanto de despachantes quanto da população. A nova plataforma, que deveria otimizar os serviços, acabou por sobrecarregar o sistema e gerar lentidão, principalmente na transferência de veículos. Além do aumento no tempo de espera, uma taxa adicional de cerca de R$60 tem sido cobrada, o que provocou críticas dos usuários.
Bruno Sobral, advogado especialista em trânsito, explicou que as queixas de profissionais e cidadãos são válidas. "O DETRAN-BA implementou um novo sistema que exige uma conferência final para todos os processos, o que tem retardado bastante a conclusão das transferências de veículos", pontuou Sobral.
Foto: Carlos Valadares
Segundo ele, essa mudança veio sem explicação sobre a necessidade do novo filtro, e o impacto tem sido grande, com processos que anteriormente eram concluídos no mesmo dia agora levando mais de uma semana. "Além disso, a taxa extra tem gerado insatisfação, pois onera tanto os despachantes quanto a população", acrescentou o advogado.
Joelton Vieira, coordenador do DETRAN, confirmou que o sistema, implementado no início de novembro, enfrentou uma sobrecarga que afetou a velocidade do atendimento. "O novo sistema exige que os documentos sejam escaneados e enviados para uma análise detalhada por uma banca examinadora, que aprova ou reprova a documentação. A sobrecarga foi inesperada, e estamos trabalhando para ajustar o atendimento", explicou Vieira. Ele destacou que, embora a tecnologia não tenha retorno, o DETRAN está empenhado em ampliar a equipe de análise e implementar soluções como cotas para atender de maneira justa todos os despachantes.
Perguntado sobre o uso de inteligência artificial para agilizar os processos, Vieira afirmou que essa possibilidade está sendo considerada. "Ainda estamos avaliando a adoção de inteligência artificial para a aprovação de documentos. Apesar das dificuldades iniciais, acreditamos que o sistema trará agilidade assim que estabilizado", concluiu.
A situação tem afetado o atendimento no DETRAN-BA, e a entidade reconhece a necessidade de melhorias para que o sistema funcione com a eficiência esperada pela população e pelos profissionais que dependem desses serviços.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
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