Um levantamento realizado com representantes de escolas particulares em dez estados brasileiros revelou que 70% dos colégios privados de São Paulo pretendem endurecer regras sobre o uso de celulares. O assunto tem sido discutido na Câmara dos Deputados e a proibição do uso de aparelhos eletrônicos nas escolas foi aprovada na Comissão de Educação da Casa.
De acordo com os colégios, o uso desregrado dos celulares causa desatenção entre os alunos durante as aulas (66%), reclamação de professores (61%) e prejudica a interação "olho no olho" em momentos de lazer (49%). O aumento de problemas de saúde mental foi um dos mais apontados entre os profissionais de educação (84%), assim como a prática de cyberbullying (66%).
No entanto, quanto à condução das regras de uso dos aparelhos nas instituições há divergências. Enquanto 23% encaram a restrição total como uma solução, 53% dos colégios acreditam que investir em programas de prevenção e conscientização é a saída para mitigar os problemas da exposição aos aparelhos eletrônicos.
"Vivemos, nesse momento, um problema cultural do uso do celular e não é apenas uma simples proibição que vai levar o sucesso às escolas – acreditamos que as instituições precisam ensinar para seus alunos e famílias o uso responsável do celular e das tecnologias que já fazem parte tanto da vida dos professores como dos alunos também", disse o neuroeducador Fernando Lino, consultado pelos pesquisadores.
O levantamento foi realizado pela empresa Meira Fernandes, entre os dias 17 e 28 de outubro. Em São Paulo, 95 instituições de ensino foram entrevistadas, de forma remota ou presencial.
Ressarcimento Governo amplia prazo para ressarcimento de aposentados pelo INSS até 2026
combustíveis Confaz divulga nova tabela do ICMS sobre combustíveis
Discriminação 1 em 3 negros foi discriminado ao tentar adquirir produtos, diz pesquisa
Relatório da ONU Relatório da ONU projeta queda de 12% nas emissões globais até 2035
“Bota-Fora” Programa “Bota-Fora” recolhe mais de 3 toneladas de resíduos em ação no combate à dengue em Feira de Santana
Tarifaço Trump promete pagar US$ 2 mil a norte-americanos com dinheiro do tarifaço Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 20° Máx. 21°
ChuvaMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado