Durante visita a Feira de Santana, a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargadora Cyintia Maria Pina Resende, anunciou a abertura de 100 vagas para juízes em 2025. Atualmente, o estado tem um déficit de 150 juízes e mais de 4 mil vagas para servidores, o que impacta diretamente o funcionamento de diversas comarcas, incluindo a de Feira de Santana.
A desembargadora destacou a importância dos mutirões e da força-tarefa para reduzir o número de processos acumulados. "As assessorias, os juízes, os servidores podem tirar suas dúvidas, podem utilizar alguns dos serviços, resolver pequenos problemas. O que não pudesse ser resolvido vai ser anotado para ser resolvido posteriormente", afirmou.
Além disso, a presidente do TJBA ressaltou os avanços tecnológicos implementados pelo Tribunal, como o uso de robôs para arquivar processos. "Estamos trabalhando com diversas frentes, inclusive investindo em tecnologia, o que nos permitiu um crescimento de mais de 20% no número de julgamentos de um ano para cá", disse Cyintia Resende.
Ela também destacou que a Vara Criminal de Feira de Santana tem se destacado na redução de processos acumulados, reflexo dos esforços em mutirões e modernização. Segundo a desembargadora, a demanda é alta, mas o Tribunal já tem conseguido reduzir o volume de processos.
A presidente anunciou que, com a aprovação do novo orçamento para 2025, o TJBA poderá nomear mais de 200 servidores, o que permitirá a instalação de novas varas em comarcas que ainda apresentam carências, inclusive em Feira de Santana.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Silva
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 27°
Tempo nublado