A alimentação escolar da rede municipal de ensino de Feira de Santana passou por mudanças importantes em 2024, com a inclusão do desjejum para todos os alunos e a adoção de um modelo de gestão terceirizada para o fornecimento dos alimentos. Essas mudanças têm como objetivo melhorar a qualidade das refeições e diversificar o cardápio. Nesta quarta-feira (16) é celebrado o Dia Mundial da Alimentação.
Anteriormente, entre 2021 e 2023, o modelo de gestão da alimentação escolar era centralizado. Isso significava que a própria prefeitura realizava a compra, distribuição e gerenciamento da merenda, incluindo a logística e o trabalho das merendeiras. Nesse período, foram entregues mais de 2.219 toneladas de alimentos nas escolas, segundo Carlyane Silva, chefe de apoio ao estudante.
Em 2024, com o novo modelo terceirizado, uma empresa especializada assumiu toda a cadeia produtiva da alimentação escolar, desde a compra e distribuição até a contratação de merendeiras e nutricionistas que atuam diretamente nas escolas. Essa mudança permitiu a inclusão de uma maior variedade de frutas, legumes e verduras no cardápio mensal, oferecendo refeições mais nutritivas e equilibradas.
Uma das principais mudanças implementadas foi a inclusão do desjejum para todos os alunos. Agora, os estudantes que frequentam escolas em tempo parcial fazem duas refeições: o desjejum ao chegarem à escola e o lanche no horário regular. Já os alunos da Educação em Tempo Integral fazem três refeições: desjejum, almoço e lanche.
Os cardápios são organizados conforme a modalidade de ensino, levando em conta as necessidades nutricionais de cada faixa etária:
Creche e Pré-escola (Integral) recebem desjejum, almoço e lanche da tarde, com prioridade para frutas, verduras e refeições reforçadas.
Ensino Fundamental (Parcial): os alunos fazem o desjejum ao chegar e um lanche durante o turno.
Educação de Jovens e Adultos (EJA): possui um cardápio ajustado à rotina dos estudantes, com refeições mais leves e balanceadas.
Carlyane Silva explicou que, além das mudanças no modelo de gestão, houve um avanço significativo na inclusão de alimentos mais saudáveis. “O novo modelo de gestão nos permitiu aumentar a variedade de alimentos. Frutas e verduras estão presentes regularmente, garantindo uma alimentação mais saudável para os estudantes."
Com o novo sistema, a rede municipal está garantindo refeições balanceadas e adequadas às necessidades nutricionais dos alunos. Até agosto de 2024, já foram servidas 11.201.340 refeições, segundo a chefe de apoio ao estudante.
A inclusão de refeições mais reforçadas e nutritivas visa, além de melhorar o desempenho escolar, contribuir para a saúde e o bem-estar dos alunos, especialmente nas creches e pré-escolas, onde a prioridade é oferecer alimentos frescos e nutritivos.
Novas regras AGU derruba liminar que suspendeu novas regras para CNH
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Buscas Veja o que os baianos mais buscaram na internet em 2025
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado