Com intuito de instituir a reserva de vagas para candidatos negros nos concursos públicos do município de Nazaré das Farinhas, no Recôncavo baiano, uma ação foi ajuizada na Justiça a pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA). O órgão tenta a implementação da política na região desde março de 2023.
“As políticas afirmativas possuem caráter transitório, visando superar situações de desigualdade material, e que a própria lei pode, em abstrato, condicionar e adequar os percentuais de reserva de vagas à realidade local”, afirma o promotor Samory Santos, responsável pela ação.
O órgão também afirma que ainda não houve um acordo com a gestão municipal para a implementação da política na cidade. “A gestão tem apresentado respostas meramente protelatórias para o problema”, relata Samory.
Segundo o MP-BA, o pleito tem como objetivo a viabilização do exercício dos direitos, das liberdades e das prerrogativas à população negra. O promotor também diz que a Câmara de Vereadores de Nazaré não apresentou resposta sobre a existência de projeto de lei para instituir a política afirmativa no município.
Ainda segundo o órgão, uma proposta de ajustamento de conduta para a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Nazaré foi expedida, mas o Executivo e o Legislativo não assinaram o acordo.
Novas regras AGU derruba liminar que suspendeu novas regras para CNH
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Buscas Veja o que os baianos mais buscaram na internet em 2025
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado