O avião que levava o presidente Lula (PT) da Cidade do México a Brasília na tarde desta terça-feira (1º) apresentou problemas após a decolagem. Já no ar, a aeronave precisou permanecer sobrevoando para queimar combustível e poder retornar ao aeroporto de onde havia partido.
Em nota, a Força Aérea Brasileira informou que o presidente vai retornar ao Brasil em uma outra aeronave. O novo voo deve acontecer por volta das 21h30 (horário de Brasília). Ainda segundo a FAB, os procedimentos de segurança foram seguidos e os pilotos apenas aguardaram o consumo de combustível para retornar ao aeroporto.
"Informo que a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10)", diz a nota assinada pelo comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno.
O avião precisou queimar combustível para diminuir o peso e assim realizar a aterrissagem. A aeronave sobrevoou em círculos e aguardou a oportunidade para pousar. Nas viagens internacionais, já faz parte do protocolo que o avião presidencial seja acompanhado por, pelo menos, uma aeronave de reserva e aviões de apoio para ministros e servidores do governo. Um deles será utilizado pelo presidente no retorno a Brasília.
Feriados Confira os feriados nacionais e pontos facultativos de 2026
Explosão Explosão destrói barracas de praia na orla de Madre de Deus
Desemprego Com 5,2%, desemprego no Brasil renova menor taxa de série histórica, diz IBGE
‘sol a pino' Fenômeno do ‘sol a pino’ elimina sombras durante dois dias no Brasil; entenda
Operação Anac faz operação em aeroportos com maior fluxo durante festas de fim de ano
Intoxicação Sete pessoas são internadas com suspeita de intoxicação por metanol em Ribeira do Pombal Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado