
A UPA Estadual de Feira de Santana, administrada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), deu um importante passo para garantir mais segurança e dignidade aos seus pacientes com o projeto "Banho Seguro". Idealizado por Almiro Lopes, enfermeiro da unidade, o projeto foca na prevenção de quedas durante o banho, uma das principais causas de acidentes hospitalares. "A ideia surgiu ao percebermos a necessidade de criar um ambiente mais seguro para nossos pacientes, especialmente os com mobilidade reduzida", explica Almiro.
Ainda de acordo com o enfermeiro, o "Banho Seguro" é uma iniciativa que integra a sexta meta internacional de segurança do paciente, que visa reduzir o risco de danos aos pacientes, como quedas e lesões por pressão."Percebemos que algumas adaptações poderiam melhorar significativamente a segurança e a autonomia dos pacientes, além de tornar este momento mais humanizado e íntimo para aqueles pacientes que possuem condições de tomar seu banho sem a necessidade de acompanhante", destaca Almiro.
Para aumentar a mobilidade dos pacientes, o projeto incluiu a instalação de assentos articulados que suportam mais de 220 quilos, barras de apoio laterais e chuveiros britânicos que permitem maior controle do banho. "Trabalhamos para adaptar o espaço físico do banheiro de acordo com as necessidades dos pacientes.
As barras de apoio, por exemplo, oferecem um suporte essencial durante o banho, garantindo mais autonomia e segurança", explica Rodrigo Santos, técnico de manutenção da UPA.
O diretor administrativo da UPA, Tércio Michel, destaca a importância do projeto para a equipe e para os pacientes: "O 'Banho Seguro' tem sido fundamental não só para diminuir o risco de acidentes, mas também para promover um ambiente de cuidado mais humanizado e seguro para todos."
Desde sua implantação, o projeto tem sido amplamente aceito pelos pacientes e pela equipe. "A aceitação tem sido de 100%, especialmente por parte dos pacientes, que agora sentem mais segurança e conforto durante o banho", ressalta Almiro.
As Metas Internacionais de Segurança do Paciente
As seis metas internacionais de segurança do paciente foram criadas em 2006 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Joint Commission International (JCI) para promover práticas mais seguras nos ambientes hospitalares:
* Identificação correta do paciente
* Comunicação efetiva
* Melhorar a segurança dos medicamentos de alta vigilância
* Cirurgia segura
* Reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados de saúde
* Reduzir o risco de danos aos pacientes resultantes de quedas
Bahia Médico que atendia no DPT de Feira é encontrado morto em Salvador
Novas regras AGU derruba liminar que suspendeu novas regras para CNH
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Buscas Veja o que os baianos mais buscaram na internet em 2025
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado