Segunda, 16 de Setembro de 2024
75 98251-4963
Geral Parto humanizado

Município oferece alternativa para parto humanizado fora do ambiente hospitalar

O equipamento atende gestantes a partir da 35ª semana de gestação de baixo risco, de qualquer região da cidade, incluindo os distritos.

05/09/2024 08h59
Por: Carlos Valadares
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Casa de Parto Natural, unidade de saúde que realiza partos humanizados seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), tem alcançado resultados positivos desde sua inauguração, há dois meses. Localizada no bairro Feira VII, na região sul de Feira de Santana, a unidade já realizou 12 partos humanizados pelo SUS e é gerenciada pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), autarquia da Prefeitura. O equipamento atende gestantes a partir da 35ª semana de gestação de baixo risco, de qualquer região da cidade, incluindo os distritos.

Segundo Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, a expectativa é realizar cerca de 90 partos por mês. “Toda a estrutura foi montada para oferecer o melhor atendimento possível. Equipamentos essenciais, como cardiotocógrafo-monitor fetal, bilicheck, berço aquecido e incubadora de transporte, estão disponíveis, além de uma ambulância 24 horas. Tudo foi feito com critério e responsabilidade”, destaca Gilberte.

A Casa de Parto Natural realiza diversas ações para integrar a comunidade, incluindo cursos para gestantes e pré-natal para aquelas atendidas pela Atenção Básica do município a partir da 34ª semana de gestação, visando ao atendimento na CPN. Já participaram dessas atividades profissionais de várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Feira de Santana, como Feira VII I e II, Fraternidade, Francisco Pinto, Aviário, Liberdade e Sítio Matias.

Nos primeiros dois meses de funcionamento, a Casa de Parto realizou 12 partos, sendo seis meninos e seis meninas. De acordo com Sionara Cerqueira, coordenadora da Casa de Parto, quando a paciente conhece a unidade, são apresentados métodos não farmacológicos para o alívio da dor. “A gestante pode optar por banhos de chuveiro ou banheira, hidromassagem e exercícios com bola para ter mais conforto durante o trabalho de parto”, explica.

A enfermeira obstetra também destaca que durante o trabalho de parto, é permitido o contato e a aproximação dos familiares e acompanhantes, criando um ambiente mais descontraído e acolhedor. "Para que a futura mamãe se sinta ainda mais amparada, aqui na CPN a gestante tem a opção de vir acompanhada de familiares ou de qualquer pessoa de sua escolha", acrescenta Sionara Cerqueira.

Além de ser uma gestação de baixo risco, a gestante deve apresentar resultados normais em todos os exames de pré-natal, conforme orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A paciente não pode ter realizado cesariana anterior, nem apresentar diabetes ou hipertensão, reforça a coordenadora da CPN.

Outro ponto de destaque é a importância da amamentação na primeira hora de vida do bebê e o alojamento conjunto de mãe e filho até a alta, que ocorre 24 horas após o parto. A Casa de Parto está aberta para visitas monitoradas de segunda a sexta-feira, com atendimento 24 horas. Em caso de necessidade de transferência, a paciente é encaminhada para o Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.