Sob os batuques que ecoam a cultura afro, o Bloco Filhos de Oxalá brilhou na tarde desta sexta-feira, 15/04, no segundo dia da Micareta de Feira de Santana. Fundado nos anos 90, o bloco, que carrega a identidade ancestral, conta com o apoio do Programa Ouro Negro, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).
O coordenador coreógrafo da ala, Edy Cultura, ressalta que o Ouro Negro fortalece e incentiva a cultura afro na cidade. "Expressamos nossa imensa gratidão pelo apoio do Governo do Estado por meio do Programa Ouro Negro. Este incentivo é de extrema importância para aqueles que acreditam na manutenção da cultura de resistência", destaca.
Neste ano, o bloco homenageia os Iaôs por meio da dança de matriz africana. A professora Mari Falcão enfatiza que os movimentos e a alegria dos integrantes mantêm viva a cultura. "É a tradição e a representatividade negra manifestadas por meio da dança. O Programa Ouro Negro nos proporciona a sustentabilidade deste projeto tão belo", afirma.
Para Jessica Lima, 29, fazer parte do projeto é uma gratificação. "É algo que me completa e me representa. O bloco faz parte da minha história, da minha luta e resistência, e simboliza muito levar a dança afro para a avenida", declara.
Quaresma Igreja inicia Quaresma com celebrações e lançamento da Campanha da Fraternidade 2026 em Feira
mulheres trans TST cria cotas para mulheres trans em vagas de empresas terceirizadas
áreas de risco Profissionais da saúde que atuam em áreas de risco e conflitos podem receber adicional de 30%; entenda
Ivete do carnaval Ivete abandona escolta da PM após truculência com foliões na Barra-Ondina
Abono salarial Abono salarial começa a ser pago nesta segunda
Carnaval 2026 Carnaval 2026: Município amplia serviço de banho para catadores após recomendação do MPBA, MPT e DPE Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 32°
Chuvas esparsas