Quarta, 12 de Novembro de 2025 14:48
75 98251-4963
Geral Blocos Afro

Tradição e representatividade negra marcam o desfile do Bloco Filhos de Oxalá na Micareta de Feira

O bloco conta com o apoio do Programa Ouro Negro, promovido pelo Governo do Estado

19/04/2024 18h48
Por: Carlos Valadares
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Sob os batuques que ecoam a cultura afro, o Bloco Filhos de Oxalá brilhou na tarde desta sexta-feira, 15/04, no segundo dia da Micareta de Feira de Santana. Fundado nos anos 90, o bloco, que carrega a identidade ancestral, conta com o apoio do Programa Ouro Negro, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).

O coordenador coreógrafo da ala, Edy Cultura, ressalta que o Ouro Negro fortalece e incentiva a cultura afro na cidade. "Expressamos nossa imensa gratidão pelo apoio do Governo do Estado por meio do Programa Ouro Negro. Este incentivo é de extrema importância para aqueles que acreditam na manutenção da cultura de resistência", destaca.

Neste ano, o bloco homenageia os Iaôs por meio da dança de matriz africana. A professora Mari Falcão enfatiza que os movimentos e a alegria dos integrantes mantêm viva a cultura. "É a tradição e a representatividade negra manifestadas por meio da dança. O Programa Ouro Negro nos proporciona a sustentabilidade deste projeto tão belo", afirma.

Para Jessica Lima, 29, fazer parte do projeto é uma gratificação. "É algo que me completa e me representa. O bloco faz parte da minha história, da minha luta e resistência, e simboliza muito levar a dança afro para a avenida", declara.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.