Sob os batuques que ecoam a cultura afro, o Bloco Filhos de Oxalá brilhou na tarde desta sexta-feira, 15/04, no segundo dia da Micareta de Feira de Santana. Fundado nos anos 90, o bloco, que carrega a identidade ancestral, conta com o apoio do Programa Ouro Negro, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).
O coordenador coreógrafo da ala, Edy Cultura, ressalta que o Ouro Negro fortalece e incentiva a cultura afro na cidade. "Expressamos nossa imensa gratidão pelo apoio do Governo do Estado por meio do Programa Ouro Negro. Este incentivo é de extrema importância para aqueles que acreditam na manutenção da cultura de resistência", destaca.
Neste ano, o bloco homenageia os Iaôs por meio da dança de matriz africana. A professora Mari Falcão enfatiza que os movimentos e a alegria dos integrantes mantêm viva a cultura. "É a tradição e a representatividade negra manifestadas por meio da dança. O Programa Ouro Negro nos proporciona a sustentabilidade deste projeto tão belo", afirma.
Para Jessica Lima, 29, fazer parte do projeto é uma gratificação. "É algo que me completa e me representa. O bloco faz parte da minha história, da minha luta e resistência, e simboliza muito levar a dança afro para a avenida", declara.
Natal Encantando Natal Encantando 2025 terá 8 dias de festa em Feira de Santana
Proteção digital Evento sobre proteção digital destaca desafios da segurança e da legislação cibernética em Feira
Novo fardamento Estudantes da Rede Municipal escolhem novo fardamento em desfile histórico
Natal de Prêmios CDL de Feira lança campanha Natal de Prêmios e aposta em inovação e sustentabilidade no varejo
“Natal de Prêmios” CDL de Feira lança campanha “Natal de Prêmios” e promete a maior edição da história
Inovação Marcela Cabral destaca importância da inovação e personalização no varejo durante evento da CDL em Feira de Santana Mín. 19° Máx. 21°
Mín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Tempo limpo