Os policiais militares que irão atuar na segurança da Micareta de Feira 2024 participaram nesta segunda-feira (8), da capacitação sobre Direitos Humanos, promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). A ação faz parte do projeto ‘Direitos Humanos em Eventos Populares’, que visa fortalecer as estratégias de enfrentamento às violações de direitos contra os grupos vulnerabilizados e de risco social em grandes eventos. Mais de 3 mil agentes da PM marcaram presença na formação híbrida (presencial e on-line), realizada no auditório da Unifacs, em Feira de Santana, onde receberam orientações sobre abordagem, atendimento e acolhimento dos foliões na festa, que acontecerá de 18 a 21 de abril.
“É possível planejar uma festa respeitando os direitos humanos. A nossa missão é fazer uma festa que seja segura, que preserve direitos e que promova a cidadania. As polícias têm parte nessa tarefa. O objetivo dessa capacitação é prestar informações de como atuar diante de um caso de violência ou violação contra os grupos vulnerabilizados e dar suporte para o profissional de segurança pública do ponto de vista da orientação e do acolhimento. Queremos prestar o melhor serviço público para os cidadãos e as cidadãs feirenses, promovendo respeito, dignidade; garantindo os direitos e o exercício da cidadania para todos na micareta”, afirmou o titular da SJDH, Felipe Freitas, que abriu o diálogo na formação.
O diretor do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, Coronel Marcos Oliveira, destacou, no ato de abertura, a importância de defender os direitos humanos e como a Polícia Militar tem um papel importante para garantir e proteger os direitos do cidadão. “Estamos trazendo para Feira de Santana uma nova perspectiva de aplicação do conhecimento sob a ótica de algo que é fundamental na nossa atividade: o respeito aos direitos e às garantias individuais, buscando tratar a todos de forma equânime. A Polícia Militar, mais do que nunca, é uma força a serviço do cidadão”, disse o coronel da PM.
Direitos Humanos
Com duração de 8 horas, a capacitação disponibilizou para os soldados informações sobre como abordar, acolher e identificar os cidadãos nos casos de violações, visando públicos prioritários como LGBTQIAPN+, pessoas idosas, pessoas com deficiência, mulheres, negros, crianças e adolescentes, consumidores. Na primeira parte, a coordenadora do curso de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Márcia Nisi, falou sobre a importância do sistema de garantia de direitos para a proteção e defesa da população vulnerável. Em seguida, o advogado e consultor em Direitos Humanos, Marcus Magalhães, trouxe o tema da busca ativa e do atendimento nos casos de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, negligência e violência sexual.
A segunda etapa da formação, realizada pela equipe técnica da Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da SJDH (SUDH), da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e da Secretaria de Promoção da Igualdade e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), trouxeram temas como etarismo, LGBTfobia, racismo, violência contra a mulher, capacitismo e trabalho infantil. A atuação policial na proteção aos direitos humanos também foi tema da formação, ministrada pelo major PM Jalba Santiago.
“As festas populares são espaços onde a agenda dos direitos humanos também deve estar inserida. Capacitar as forças de segurança é fundamental para que possamos garantir que essa agenda seja cumprida para que todos tenham os seus direitos respeitados e a garantia do pleno exercício da cidadania”, ressaltou a superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da SJDH, Trícia Calmon. A formação contou também com a participação de 10 servidoras/es da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), que também atuarão na Micareta.
Homicídio Ajudante de pedreiro é assassinado após cumprir 22 anos de prisão por latrocínio e homicídio em Feira de Santana
Reforça policiamento 25º BPM reforça policiamento em Feira de Santana e registra redução de 60% nos homicídios na Conceição
Ataque de cães Polícia Civil prende suspeito de usar cães para atacar pessoas no bairro da Graça
Bahia Sistema de videomonitoramento usado por traficantes é desmontado pela PM em Amélia Rodrigues
Operação “Cupiditas” Polícia Civil deflagra Operação “Cupiditas” contra agiotagem em Capela do Alto Alegre
Elucidação Polícia elucida assassinato de homem com deficiência mental em Feira de Santana; dois suspeitos são presos Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 29°
Chuva