O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumento salarial de militares. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a solicitação foi feita após pedidos dos comandantes das Forças Armadas.
Múcio teria sugerido aumento de 9%. O ministro teria se reunido com o presidente e a ministra da Gestão, Esther Dweck. Uma nova rodada de conversas sobre o tema será feita em setembro e outubro, quando as discussões sobre o orçamento de 2024 devem ganhar tração.
O pedido acontece em meio a crescente desconfiança de Lula nas Forças Armadas, admitida por ele no início do ano, e que tem se tornado cada vez mais palpável com os novos casos, como os de exoneração e afastamento do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).
A avaliação nas cúpulas militares, especialmente no Exército, é que há uma insatisfação generalizada de praças e suboficiais com os salários recebidos. A tese defendida pela Defesa é a de que o tratamento de civis e militares deve ser o mesmo.
Pesquisa Lula lidera corrida presidencial com 40% contra Flávio Bolsonaro, aponta PoderData
Dois de Julho Cachoeira recebe título de capital da Bahia em homenagem à luta pela Independência
Abate de jumentos Projeto proíbe abate de jumentos devido ao risco de extinção
Jaques Wagner Jaques Wagner recorre ao STF e pede anulação de operação da PF
Inteligência Artifi Câmara aprova criação da Política Municipal de Inteligência Artificial e Inovação em Feira
crimes sexuais Por unanimidade, STF determina novas regras para processos de crimes sexuais Mín. 19° Máx. 24°
Mín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas