Sexta, 16 de Janeiro de 2026 04:52
75 98251-4963
Política Reforma tributária

Lula diz que projeto da reforma tributária reflete '"correlação de forças" do Congresso

A declaração foi feita pelo presidente durante o relançamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, nesta quinta-feira (6)

06/07/2023 16h31
Por: Carlos Valadares
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Durante o relançamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, nesta quinta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a atual versão da reforma tributária não é a idealizada pelo governo federal. Mesmo assim, o mandatário defendeu que é preciso “lidar com a correlação de forças” e pediu para que os ministros não reclamem.

"[O texto da reforma tributária] não é o que cada um de vocês deseja, não é o que o Haddad deseja, não é o que eu desejo, mas tudo bem. Não somos os senhores da razão. Temos que lidar com a correlação de forças de quem está no Congresso Nacional", declarou Lula.

Ao se dirigir aos ministros, o presidente pediu para que eles aceitem a situação e priorizem utilizar o diálogo saudável."Em vez de chorar o que a gente não tem, temos que conversar com o que a gente tem", solicitou.

"Vocês tem que lembrar que se for votada a reforma tributária hoje é a primeira vez na história da democracia que a gente faz uma reforma tributária no regime democrático, porque a última que tivemos foi no regime militar", concluiu Lula.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.