Página de Notícias
Pacientes que precisam de tratamento para fibromialgia em Feira de Santana solicitam atenção do poder público para procedimentos que tragam qualidade para as pessoas que precisam . A presidente da Associação de Pessoas Portadora de fibromialgia, Barbara Fontes, procurou a reportagem do Página de Noticias para relatar uma situação difícil, que está passando para conseguir marcação e atendimento qualificado.

De acordo com a presidente da associação de pessoas portadora de fibromialgia, Barbara Fontes, são inúmeras dificuldades atravessadas para tratar a doença. "A gente vem participando de reuniões do Conselho de deficientes e temos exposto nossas questões , porque é muito difícil para aqueles que dependem exclusivamente do SUS, a começar que Feira de Santana, que atende Feira e microrregiões com apenas dois especialistas em reumatologista, o que significa que o associado tem uma dificuldade de média de 60 há 90 dias para poder se marcar uma consulta médica", pontua.

"Já é muito difícil fechar diagnostico, porque esse diagnostico é clinico e não tem nenhum exame que comprove a fibromialgia. A gente saí todos os dias para fazer tratamento com uma equipe multidisciplinar, com médico da dor, neurologista, reumatologista, fisioterapeuta acupunturista e isso tudo somente para manter uma qualidade de vida e isso não quer dizer que eu vou ficar sem crise , mas sim vou melhorar a minha locomoção juntamente com o quadro de dor", explica Barbara Fontes.
O que é fibromialgia?
A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores generalizadas, associadas a edemas articulares. A doença, segundo a especialista está sub diagnosticada, mas tem uma estimativa de 5% da população. A doença pode aparecer em qualquer idade, porém é mais característica em mulheres entre 30 a 50 anos de idade.
A princípio a causa é desconhecida. O diagnóstico é basicamente clínico devido a isso. O paciente passa a ser portador de dor crônica, que passa dos três meses e nesse período a dor crônica a gente consegue controle das crises agudas, através do tratamento medicamentoso, de bloqueio, de acupuntura, infiltrações e a atividade física.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Silva
Formação MEC regulamenta programa que fortalece formação profissional
regras de trânsito Novas regras de trânsito para ciclomotores entram em vigor nesta quinta; entenda
Conta de luz Novo desconto na conta de luz entra em vigor para 4 milhões de famílias
Tempestade Inmet emite alerta de tempestade com risco de granizo para o Extremo Oeste da Bahia
justa prisão Maioria dos brasileiros considera justa prisão de Jair Bolsonaro, diz pesquisa
Imposto de renda Isenção do IR até R$ 5 mil já vale em 2026; alta renda paga mais imposto Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 38°
Chuvas esparsas