Sábado, 03 de Janeiro de 2026 04:49
75 98251-4963
Geral Fibromialgia

Portadores de fibromialgia fala sobre dificuldade de encontrar atendimento em Feira de Santana

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores generalizadas, associadas a edemas articulares.

14/03/2023 08h48 Atualizada há 3 anos
Por: Carlos Valadares Fonte: Página de Notícias
Foto: Imagem ilustrativa
Foto: Imagem ilustrativa

Página de Notícias 

Pacientes que precisam de tratamento para fibromialgia em Feira de Santana solicitam atenção do poder público para procedimentos que tragam qualidade para as pessoas que precisam . A presidente da Associação de Pessoas Portadora de fibromialgia, Barbara Fontes, procurou a reportagem do Página de Noticias para relatar uma situação difícil, que está passando para conseguir marcação e atendimento qualificado.

De acordo com a presidente da associação de pessoas portadora de fibromialgia, Barbara Fontes, são inúmeras dificuldades atravessadas para tratar a doença. "A gente vem participando de reuniões do Conselho de deficientes e temos exposto nossas questões , porque é muito difícil para aqueles que dependem exclusivamente do SUS, a começar que Feira de Santana, que atende Feira e microrregiões com apenas dois especialistas em reumatologista, o que significa que o associado tem uma dificuldade de média de 60 há 90 dias para poder se marcar uma consulta médica", pontua.

"Já é muito difícil fechar diagnostico, porque esse diagnostico é clinico e não tem nenhum exame que comprove a  fibromialgia. A gente saí todos os dias para fazer tratamento com uma equipe multidisciplinar, com médico da dor, neurologista, reumatologista, fisioterapeuta acupunturista e isso tudo somente para manter uma qualidade de vida e isso não quer dizer que eu vou ficar sem crise , mas sim vou melhorar a minha locomoção juntamente com o quadro de dor", explica Barbara Fontes. 

O que é fibromialgia? 

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores generalizadas, associadas a edemas articulares. A doença, segundo a especialista está sub diagnosticada, mas tem uma estimativa de 5% da população. A doença pode aparecer em qualquer idade, porém é mais característica em mulheres entre 30 a 50 anos de idade.

A princípio a causa é desconhecida. O diagnóstico é basicamente clínico devido a isso. O paciente passa a ser portador de dor crônica, que passa dos três meses e nesse período a dor crônica a gente consegue controle das crises agudas, através do tratamento medicamentoso, de bloqueio, de acupuntura, infiltrações e a atividade física.

Com informações: Carlos Valadares

Por: Mayara Silva

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.