A Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (1º) pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, aponta que a maioria dos brasileiros considera justa a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e avalia que ele saiu politicamente enfraquecido após o episódio.
Segundo o levantamento, realizado no fim de dezembro de 2025 com 2.004 entrevistados em todo o país, 52% acreditam que Bolsonaro foi preso por atos praticados por ele próprio ou por familiares, enquanto apenas 21% veem a prisão como resultado de perseguição política do STF ou do ministro Alexandre de Moraes.
Entre os que atribuem a responsabilidade ao ex-presidente, 32% citam a violação da tornozeleira eletrônica e 16% apontam risco de fuga para o exterior. Apenas 4% relacionam a prisão a ações de aliados, como a vigília organizada por Flávio Bolsonaro.
O estudo mostra ainda que 51% dos brasileiros afirmam que Bolsonaro “merece estar preso” — índice que sobe para 91% entre eleitores petistas e cai para 4% entre bolsonaristas. Já 56% do total avaliam que o ex-presidente ficou politicamente mais fraco após a prisão.
Mesmo entre apoiadores de Bolsonaro, há divisão: 18% admitem que a prisão ocorreu por violação da tornozeleira, enquanto 52% seguem defendendo a tese de perseguição judicial.
regras de trânsito Novas regras de trânsito para ciclomotores entram em vigor nesta quinta; entenda
Conta de luz Novo desconto na conta de luz entra em vigor para 4 milhões de famílias
Tempestade Inmet emite alerta de tempestade com risco de granizo para o Extremo Oeste da Bahia
Imposto de renda Isenção do IR até R$ 5 mil já vale em 2026; alta renda paga mais imposto
Imposto de renda Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil entra em vigor
Uber Moto Uber Moto atinge 30 milhões de usuários no Brasil em cinco anos Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 37°
Chuvas esparsas