A Prefeitura Municipal de Feira de Santana recebeu nesta quinta-feira, 17, doses da vacina Pfizer contra a covid-19 para crianças de 6 meses a menores 3 anos de idade. Neste momento, todas as Unidades de Saúde estão seguindo o critério do Ministério da Saúde, do Programa Nacional de Imunização e passando por atualização para aplicação dos ensumos.
As crianças de 6 meses a menores de 3 anos precisam fazer um esquema vacinal primário de três doses, sendo que o intervalo entre a primeira dose (d1) e a segunda dose (d2) é de quatro semanas. Já para a aplicação da terceira dose (d3) é necessário esperar oito semanas após a segunda dose.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Carlita Correia, neste primeiro momento a vacinação será para as crianças de 6 meses a menores de 3 anos de idade, com comorbidades. “No momento a gente tem uma população pequena, porque é destinada esse início a crianças com comorbidades ou imunossuprimidas, então nós vamos receber uma pequena quantidade de doses. O início dessa vacinação vai ser tímido por conta disso”, declara.
Em relação à resistência dos pais em vacinar as crianças, Carlita Correia acredita que não esteja havendo aversão. “Alguns pais ainda não procuraram a unidade de saúde, acredito por diversos motivos, porque nós temos uma população estimada, por exemplo, de cinco a onze anos, de 57 mil pessoas e já vacinamos com a Pfizer em 42.605 crianças”, avalia.

Ainda segundo Correia, nesse momento os pais estão vendo que realmente a Covid está voltando e já que o Ministério está liberando a vacinação para bebê, acredito que seja até um estímulo. “a gente entende essa parada na vacinação de três a quatro anos, que com certeza o Ministério da Saúde, brevemente, vai ter novidades para a gente continuar vacinando também esse público, mas será não teremos resistência em vacinar os bebês”, comenta.
Carlita finaliza lembrando que as crianças não estão isentas de adquirirem o Covid-19, e esse é o primeiro passo para que os pais entendam que precisam imunizar as suas crianças.” A vacina sempre foi a melhor forma de prevenção, continua sendo, então por conta disso, da mesma forma que os pais vacinam suas crianças desde o nascimento para prevenção de doença, também devem vacinar com naturalidade contra a Covid-19, uma vez que muitos pais chegam do trabalho, às vezes com Covid, de forma assintomática e podem passar para suas crianças”, finaliza.
Com informações: Carlos Valadares
Embasa Embasa adota Nota Fiscal Eletrônica e muda layout da conta de água
Conta de luz Aneel mantém bandeira verde e anuncia calendário para 2026
Trabalho escravo Brasil atinge recorde histórico de denúncias de trabalho escravo em 2025
Feminicídio Zero Feira de Santana adere à campanha Feminicídio Zero durante o Campeonato Baiano
Denúncias Bahia registra 31 mil denúncias de violações de direitos humanos 2025;
gestão de bens MP-BA recomenda ajuste na gestão de bens de município baiano após abandono de veículos na rua Mín. 20° Máx. 33°
Mín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 36°
Tempo limpo