A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) iniciou, em janeiro de 2026, a emissão das faturas de água e esgoto com um novo modelo visual e funcional. A principal novidade é que o documento agora incorpora o DANFe (Documento Auxiliar de Nota Fiscal de Água e Saneamento Eletrônica), unificando a conta mensal à nota fiscal do serviço prestado.
A mudança atende às novas regulamentações da Reforma Tributária e visa oferecer mais transparência, segurança jurídica e facilidade de consulta aos consumidores baianos.
A alteração mais visível no novo layout é a presença de dois QR Codes com funções distintas, o que exige atenção dos usuários para evitar confusões no momento do pagamento ou da consulta de dados.
Na parte superior da fatura, o novo QR Code direciona o cliente para a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) hospedada no site da Secretaria da Fazenda, permitindo conferir detalhes técnicos do serviço e a chave de acesso. Já o QR Code para pagamento via PIX permanece localizado na parte inferior da conta, consolidando-se como o principal meio de quitação utilizado pelos baianos ao longo de 2025 devido à sua praticidade.
Para garantir a segurança contra fraudes, a Embasa reforçou as informações no rodapé do documento. Ao realizar o pagamento via PIX, o consumidor deve verificar se o beneficiário indicado no aplicativo do banco é a Embasa, com o banco recebedor sendo o Citibank e o CNPJ correspondente ao da empresa.
Conta de luz Aneel mantém bandeira verde e anuncia calendário para 2026
Trabalho escravo Brasil atinge recorde histórico de denúncias de trabalho escravo em 2025
Feminicídio Zero Feira de Santana adere à campanha Feminicídio Zero durante o Campeonato Baiano
Denúncias Bahia registra 31 mil denúncias de violações de direitos humanos 2025;
gestão de bens MP-BA recomenda ajuste na gestão de bens de município baiano após abandono de veículos na rua
Síndrome Respiratór Boletim aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Grave Mín. 20° Máx. 33°
Mín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 36°
Tempo limpo