Página de Notícias
A negociação pela regulamentação do salário de nível superior para Policiais Civis da Bahia chegou à quinta rodada, nesta segunda-feira (27), sem acordo entre a categoria e o Governo do Estado.
Diante da inércia do poder público, o Movimento Juntos Somos + Fortes, coletivo de entidades representativas dos Policiais Civis, realizou na manhã desta terça-feira (28), uma Assembleia Geral Extraordinária na Associação dos Servidores Públicos do Estado da Bahia, em Salvador, onde foi deliberado acerca da continuidade da luta pelo Salário de Nível Superior e instituiu o novo calendário de manifestações da categoria, que terá início no próximo sábado, 02 de julho.
Na ocasião das comemorações da Independência da Bahia, os servidores irão realizar ato fúnebre com o uso de um caixão e velas para representar o abandono e o caos da Segurança Pública no Estado, bem como as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores que atuam em delegacias sob condições precárias, por ocasião do atendimento ao público.
Histórico / Salário de Nível Superior
Em negociação desde fevereiro deste ano, o salário de nível superior para Investigadores, Escrivães e Peritos Técnicos da Polícia Civil da Bahia, que foi pautado pelo Governo da Bahia após determinação judicial, tem sido negligenciado ao longo dos meses em que se seguiu a discussão.
Sem interesse da gestão estadual na regulamentação do artigo 46, parágrafo 1º da Lei nº 11.370 de 2009, os representantes não apresentaram uma contraproposta frente às demandas dos policiais civis e expuseram o descaso do Governo do Estado ao explicitar que a falta de tal posicionamento não é salutar em ano eleitoral.
Presente na última reunião entre representantes do Governo da Bahia e o MJSMF, Eustácio Lopes, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC), entidade sindical integrante do coletivo, afirmou que o governo enganou a categoria. “Durante as negociações o Governo se posicionou dizendo que teria uma proposta para a categoria. Na quarta rodada disse que teria uma contraproposta diante da nossa solicitação, mas isso não foi apresentado. Então a categoria, com espírito de luta, irá às ruas para reivindicar esse direito, sendo que isso já irá acontecer agora no Dois de Julho, onde realizaremos ato simbólico na Lapinha e, sem dúvida, vai chamar atenção da sociedade. Esperamos que Rui Costa se sensibilize e olhe para os Policiais Civis”, disse Lopes.
Vale lembrar que o prazo para que o governador Rui Costa (PT) assine o Decreto para regulamentar o salário de nível superior finda em julho. O Movimento Juntos Somos + Fortes reitera a necessidade de fortalecimento da luta da categoria pelo salário de nível superior por meio de manifestações contra o comportamento intransigente do Governo da Bahia diante das necessidades dos servidores da Segurança Pública e da sociedade.
Fonte: ASCOM - SINDPOC
Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsas