O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou, nesta quinta-feira (25), a abertura de um processo interno na Controladoria-Geral da União (CGU) para "responsabilização e expulsão" do servidor do órgão que agrediu uma mulher e uma criança no Distrito Federal. O caso, registrado em vídeo e amplamente compartilhado nas redes sociais, gerou repúdio público.
"O combate ao feminicídio e a toda forma de violência contra as mulheres é um compromisso e uma prioridade do meu governo", afirmou Lula nas redes sociais, classificando o episódio como uma "agressão covarde" e "inadmissível".
O presidente destacou que a resposta do poder público deve ser firme e sem tolerância. "Não vamos fechar os olhos aos agressores de mulheres e crianças, estejam eles onde estiverem, ocupem as posições que ocuparem. Um servidor público deve ser um exemplo de conduta dentro e fora do local de trabalho", completou.
Nos últimos dias, Lula tem liderado uma campanha contra o feminicídio e a violência de gênero, destacando a importância do engajamento de toda a sociedade, especialmente dos homens. Em pronunciamento à nação, ele afirmou que a luta contra o feminicídio será uma das prioridades de seu governo até 2026.
Providências da CGU
Na terça-feira (23), a CGU informou que já havia adotado medidas administrativas contra o agressor, incluindo:
De acordo com o órgão, o comportamento do servidor configura uma grave violação aos deveres funcionais previstos na Lei nº 8.112/1990, que exige conduta compatível com a moralidade administrativa.
O ministro da CGU, Vinícius de Carvalho, ressaltou em nota que a violência contra mulheres e crianças é um crime, não um desentendimento, e deve ser tratada como tal. Ele também enfatizou que as autoridades competentes conduzirão a apuração criminal do caso.
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online
Operação Zargun TRF-2 mantém prisão de TH Joias e outros cinco investigados da Operação Zargun
Concurso Justiça suspende concurso público de Santanópolis por suspeita de fraude
Pena de Bolsonaro Senado aprova PL que reduz pena de Bolsonaro
Marcos Lima Marcos Lima faz balanço positivo do ano legislativo na Câmara de Feira de Santana
Emprestimo ALBA aprova urgência para analisar 23º empréstimo de Jerônimo Rodrigues Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 37°
Tempo limpo