A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) alertou que a gestação e o puerpério são períodos que requerem atenção especial das mulheres ao assumirem o volante. O alerta foi publicado durante o 16° Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego, realizado em Salvador.
A obstetra Lilian Kondo, membro da comissão científica da Abramet, destacou que tanto a gestação quanto o puerpério são períodos que requerem atenção especial das mulheres ao assumirem o volante.
No caso de motoristas gestantes, as recomendações incluem: evitar trajetos longos; Parar o veículo e pedir ajuda em caso de mal-estar; Programar paradas frequentes para se alongar e se movimentar; Usar meias de compressão em viagens com duração superior a quatro horas; Utilizar adequadamente os equipamentos de segurança.
A médica orienta que o banco seja afastado ao máximo do volante, sem comprometer o controle do carro, e que o cinto de segurança seja usado corretamente. A faixa subabdominal deve ficar o mais baixa possível, nunca sobre a barriga, enquanto a faixa diagonal deve passar lateralmente ao útero.
No caso das puérperas, não há um prazo definido para o retorno à direção. De acordo com Lilian, alguns países recomendam aguardar de duas a seis semanas. “A condição essencial é que a mulher esteja fisicamente e emocionalmente apta, além de não estar fazendo uso de medicamentos que possam comprometer a capacidade de condução”, reforça a especialista.
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 16° Máx. 28°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 30°
Tempo limpo