Quase dois meses depois do tarifaço imposto por Donald Trump, o setor cafeeiro brasileiro voltou a enxergar perspectivas de retomada das exportações para os Estados Unidos.
A Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) e o Conselho de Exportadores de Café (Cecafé) destacam dois fatores que alimentam o otimismo: o decreto assinado por Trump, em 5 de setembro, que inclui o café entre os produtos passíveis de tarifa zero; e o aceno do líder americano ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Assembleia-Geral da ONU, no último dia 23, quando mencionou a possibilidade de uma reunião entre ambos.
O decreto, que trata das chamadas “tarifas recíprocas”, lista produtos que os EUA não produzem em escala, como café e cacau, e abre margem para isenções. O país é o maior consumidor da bebida no mundo, mas quase não cultiva o grão. A medida, no entanto, condiciona a isenção a um acordo comercial bilateral — ponto que reforça a expectativa de diálogo entre Lula e Trump.
Até a adoção da tarifa de 50%, em agosto, o Brasil era o principal fornecedor de café para os EUA, respondendo por cerca de um terço do mercado. Desde então, as exportações despencaram, e a Alemanha assumiu a liderança entre os compradores do grão brasileiro.
Para Pavel Cardoso, presidente da Abic, o novo cenário é mais favorável: “Antes, não víamos perspectivas. Mas, com a possibilidade de encontro entre os dois presidentes e o café na pauta, há chances reais de mudança.”
Na mesma linha, Marcos Matos, diretor-geral do Cecafé, afirma que a sinalização traz ânimo ao setor: “O decreto reconhece que o café é estratégico para os EUA. A retomada do diálogo é essencial para viabilizar um acordo e destravar as exportações.”
Gigante do Carnava Gigante do Carnaval: Léo Santana arrasta multidão ao som de “Marquinha de Fitinha” no Pipoco 2026
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado