Os acidentes de trânsito registraram queda de 3,67% no Brasil neste ano, mas o impacto sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) segue elevado devido às longas reabilitações de vítimas. Dados preliminares do Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito (Renaest) indicam que, entre janeiro e maio de 2025, ocorreram 453 mil acidentes, sendo 7,4 mil deles fatais.
Segundo Flávio Adura, diretor Científico da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o número de mortes é apenas parte do problema. “Em 2024, foram registradas 227.656 internações hospitalares no SUS devido a sinistros terrestres, o que significa que, a cada 2 minutos, uma vítima de trânsito necessita de atendimento de emergência. Ao longo dos últimos 10 anos, o SUS contabilizou 1,8 milhão de internações por sinistros de trânsito, com despesas hospitalares diretas que somam R$ 3,8 bilhões”, explicou.
Os jovens do sexo masculino, sobretudo motociclistas, concentram mais de 60% dos atendimentos. Pedestres representam 16% das internações, enquanto ciclistas e ocupantes de automóveis somam 7% cada. Entre os motoristas, predominam lesões cervicais e múltiplos traumatismos; pedestres e ciclistas sofrem mais fraturas e lesões na coluna; já os motociclistas apresentam, com maior frequência, politraumatismos.
O especialista alerta que, mesmo com a redução no número de acidentes, o custo social e financeiro permanece alto, reforçando a necessidade de políticas de prevenção e investimento em segurança viária para reduzir o impacto sobre a saúde pública.
Gigante do Carnava Gigante do Carnaval: Léo Santana arrasta multidão ao som de “Marquinha de Fitinha” no Pipoco 2026
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado