De janeiro a agosto de 2025, a Neoenergia Coelba registrou aumento de 7,3% no número de ocorrências de colisões de veículos em postes em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram 2.567 casos contra 2.392 em 2024. Apesar da alta, o impacto para a população foi menor: o total de unidades consumidoras afetadas caiu de 547 mil em 2024 para 513 mil em 2025, uma redução de 6,2%.
A diminuição no número de clientes atingidos está diretamente relacionada aos investimentos em modernização da rede elétrica, como a instalação de equipamentos automáticos que isolam trechos específicos em caso de acidentes, evitando que grandes áreas fiquem sem fornecimento de energia.
“As colisões em postes são situações externas à operação da distribuidora, mas trabalhamos para que os efeitos sobre a população sejam cada vez menores. A redução no número de clientes impactados demonstra que nossas ações têm resultado em uma rede mais inteligente e resiliente”, explica Thiago Martins, superintendente de Operações da Neoenergia Coelba.
Municípios com mais ocorrências
Entre os municípios baianos, Salvador aparece com o maior número de ocorrências em 2025, com 138 casos. Em seguida vêm Feira de Santana (126), Vitória da Conquista (114), Luís Eduardo Magalhães (89) e Guanambi (74).
A Neoenergia Coelba reforça que esses acidentes representam riscos não apenas à continuidade do fornecimento de energia, mas também à segurança da população. Em caso de batida com queda de cabos sobre o carro, a orientação é permanecer dentro do veículo, evitar contato com partes metálicas e acionar imediatamente a Neoenergia Coelba (116) e o Corpo de Bombeiros (193).
A concessionária orienta ainda que os motoristas redobrem a atenção ao volante, respeitem os limites de velocidade e evitem a direção sob efeito de álcool ou distrações, fatores frequentemente associados a colisões em postes.
Gigante do Carnava Gigante do Carnaval: Léo Santana arrasta multidão ao som de “Marquinha de Fitinha” no Pipoco 2026
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado