O papa Leão XIV, líder da Igreja Católica, completou 70 anos neste domingo (14). O pontífice recebeu mensagens de parabéns de fiéis que acompanhavam a missa do meio-dia na Basílica de São Pedro. “Meus queridos, parece que vocês sabem que hoje eu fiz 70 anos”, disse o papa aos aplausos. As informações são dos jornais Estadão e Folha de S. Paulo.
“Agradeço ao Senhor, aos meus pais e a todos aqueles que se lembraram de mim em suas orações”, completou.
O pontífice prepara uma série de anúncios de seu papado para as próximas semanas, o que tem gerado fortes expectativas em Roma. São esperadas, por exemplo, a publicação de uma exortação apostólica, o primeiro documento de alto nível do papado de Leão, confirmações e nomeações para cargos na Cúria Romana, o braço administrativo do Vaticano, e a divulgação de qual será o primeiro destino internacional do novo pontífice.
Nascido Robert Francis Prevost, o papa Leão XIV é natural de Chicago, nos Estados Unidos. Com ascendência italiana, francesa, africana e espanhola, Prevost se juntou a Igreja ainda muito jovem e fez seus votos solenes em 1981. Desde então, atuou em sua cidade natal e no Peru, onde foi bispo emérito.
Ducentésimo sexagésimo sétimo (267º) membro da Santa Sé a ocupar o cargo de Papa, Leão XIV foi eleito no conclave realizado no início de maio, e é o sucessor do papa Francisco, que faleceu no dia 21 de abril.
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 31°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsas