Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio e à valorização da vida. No Brasil, a campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de quebrar tabus, incentivar o diálogo e oferecer apoio às pessoas em sofrimento emocional. O tema também se estende aos pacientes em cuidados paliativos, que frequentemente enfrentam angústias relacionadas à dor, ao medo da finitude, às limitações impostas pela doença e à solidão.
O psiquiatra Fábio Tristão, da equipe da Resiliar, reforça que olhar para a saúde mental é essencial nesse contexto.
“É fundamental oferecer escuta qualificada e acompanhamento psicológico e psiquiátrico a pacientes em cuidados paliativos. Muitas vezes, eles não precisam apenas de controle da dor, mas também de acolhimento para lidar com sentimentos de desesperança e sofrimento existencial. Esse cuidado integrado é determinante para preservar a dignidade e o sentido da vida”, afirma.

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que o risco de depressão e ideação suicida é maior em pessoas que enfrentam doenças graves, especialmente quando não recebem suporte adequado. Por isso, o Setembro Amarelo também é um convite para ampliar o cuidado: ouvir, respeitar e oferecer dignidade até o fim da vida.
Além do atendimento clínico, é fundamental integrar familiares, equipes multiprofissionais e redes de apoio. O acolhimento psicológico, a escuta ativa e a comunicação clara fazem parte das estratégias que reduzem o sofrimento e fortalecem a esperança.
Sobre a Resiliar
A Resiliar é uma iniciativa de Feira de Santana formada por uma equipe multiprofissional de médicos, enfermeiros e especialistas em saúde mental. Com atuação voltada para cuidados paliativos e síndrome pós-UTI, a instituição nasceu com a missão de oferecer ética, foco e compromisso no cuidado em momentos de maior fragilidade, garantindo dignidade, acolhimento humano e qualidade de vida a pacientes e familiares.
O psiquiatra Fábio Tristão está disponível para entrevistas sobre a importância da saúde mental em pacientes paliativos e a relação com a campanha Setembro Amarelo.y
Gigante do Carnava Gigante do Carnaval: Léo Santana arrasta multidão ao som de “Marquinha de Fitinha” no Pipoco 2026
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado