O programa Gás do Povo, que garantirá gás de cozinha gratuito para cerca de 15,5 milhões de famílias de baixa renda em todo o Brasil, foi lançado nesta quinta-feira (4), em Minas Gerais. Assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ação substituirá o programa Auxílio Gás, aprovado no ano de 2021.
O lançamento foi realizado durante um evento em Belo Horizonte, onde o presidente Lula assinou uma Medida Provisória (MP) que criou o programa. Ela será enviada para avaliação do Congresso Nacional. O programa entrará em vigor de imediato e iniciará a distribuição de botijões no dia 30 de outubro, mas ainda precisa ser votada pelos parlamentares.
Lula criticou os preços dos botijões de gás, que encarecem muito, após saírem da Petrobrás para serem vendidos. “Um botijão desse sai da Petrobras, com 13 quilos de gás, a R$ 37. Ele chega em muitos lugares a R$ 150, R$ 140, a R$ 130. É um absurdo a diferença entre o preço da Petrobras e o preço que o gás chega”, disse.
As famílias irão retirar diretamente os botijões de gás das revendedoras credenciadas pelo Governo Federal. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 12 milhões de lares utilizam uma combinação de lenha e gás para cozinhar.
Abate de jumentos Projeto proíbe abate de jumentos devido ao risco de extinção
Jaques Wagner Jaques Wagner recorre ao STF e pede anulação de operação da PF
Inteligência Artifi Câmara aprova criação da Política Municipal de Inteligência Artificial e Inovação em Feira
crimes sexuais Por unanimidade, STF determina novas regras para processos de crimes sexuais
Big techs STF define regras e dá 60 dias para big techs ampliarem combate a conteúdos ilegais
Antecipação Servidores estaduais terão salário antecipado antes do São João, anuncia governador Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsas