A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) da Prefeitura de Feira de Santana realizou, nesta terça-feira (26), uma operação para desobstruir um passeio público que estava completamente tomado por materiais inservíveis. A ação aconteceu em frente a uma residência na rua Joaquim Antônio de Carvalho, no Caseb, e teve como objetivo garantir a segurança dos pedestres e preservar a saúde dos moradores e da vizinhança.
De acordo com Hamilton dos Santos, chefe da Divisão de Limpeza Pública, a ocorrência chegou à secretaria por meio de denúncia e foi encaminhada para fiscalização. “O passeio é direito do cidadão. Quando ele está bloqueado, precisamos agir, principalmente quando há risco à segurança. Essa situação obrigava os pedestres a andar pela rua, o que é perigoso”, destacou.
A operação contou com a remoção de todo o material inservível que ocupava a calçada, garantindo a livre passagem. Hamilton explicou que esses casos exigem sensibilidade e articulação com outros órgãos, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), devido ao perfil das pessoas que acumulam objetos.
“Muitas delas apresentam depressão, ansiedade ou passaram por situações traumáticas. Elas se apegam aos objetos e isso vira um problema de saúde. Por isso, além da limpeza, alertamos o CAPS e outras redes para que o acompanhamento seja feito. A gente não quer apenas limpar, mas cuidar da pessoa”, afirmou.
A iniciativa é promovida sem custo para os moradores, mediante negociação e autorização, e pode ser solicitada por meio do canal Fala Feira 156. A ação teve o apoio do diretor de Limpeza Pública, Pedro Paulo, e das assistentes sociais Ivânia Anunciação e Jaqueline Santana Gouveia.
Gigante do Carnava Gigante do Carnaval: Léo Santana arrasta multidão ao som de “Marquinha de Fitinha” no Pipoco 2026
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado