A prefeita de Araci, Keinha Jesus, participou da solenidade de anúncio da construção do novo hospital regional em Serrinha e ressaltou a importância da obra para os municípios que integram o Consórcio de Saúde do Território do Sisal (Sisal). A unidade deverá beneficiar diretamente mais de 600 mil moradores da região.
“Primeiro, a gratidão. Gratidão a Deus por esse momento tão especial, ao nosso governador Jerônimo Rodrigues, que teve essa sensibilidade juntamente com a secretária de Estado, doutora Roberta, para olhar com carinho para o nosso território. Quero também agradecer a todos os prefeitos e prefeitas do consórcio do Sisal. Esse hospital vai atender uma população muito forte e vai desafogar não somente Salvador e Feira de Santana, como também os municípios da região, a exemplo de Araci”, afirmou a gestora.
Segundo Keinha, apenas em Araci, atualmente, há mais de 16 pacientes na fila da regulação aguardando atendimento. Para ela, a proximidade da nova unidade hospitalar representa um alívio tanto para os pacientes quanto para os cofres municipais.“O conforto que esse hospital vai trazer para as pessoas que estão acometidas por alguma enfermidade é muito grande. O translado será mais perto e o custo financeiro para os municípios também será reduzido. Só temos a agradecer ao nosso governador”, completou.
Apesar dos avanços, a prefeita reconhece que a saúde de Araci ainda enfrenta desafios, sobretudo financeiros. Ela destacou a necessidade de aprovação da PEC 66, que tramita em Brasília e prevê mudanças nos repasses da União para os municípios.“A saúde do município está bem, mas precisa melhorar a cada dia. Hoje, a obrigação dos gestores é investir 15% da receita na saúde. Eu já estou acima de 25% e ainda assim é insuficiente para atender toda a população. Se a PEC 66 não passar, não sei como os municípios vão conseguir suportar a situação que enfrentamos”, alertou.
Keinha reforçou que a chegada do hospital em Serrinha acontece em um momento crucial. “Com certeza, chega em boa hora, num momento excelente. A gente só tem a agradecer a Deus, à equipe e principalmente ao governador Jerônimo Rodrigues”, concluiu.
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsas