O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, comemorou os resultados da pesquisa divulgada recentemente pela Quest, que aponta aprovação de 59% de sua gestão, número colado ao do presidente Lula, que aparece com 60%. Para ele, o resultado reflete o trabalho conjunto entre governo estadual, federal, parlamentares e prefeitos.
“Pesquisa pra mim é símbolo de responsabilidade. Quando estamos em desvantagem, temos que correr para alcançar o ideal. Quando estamos bem, temos que correr para manter e crescer. Esse resultado eu compartilho com minha equipe, senadores, deputados federais e estaduais, que têm dado apoio fundamental”, afirmou o governador.
Durante visita à região do SISAL, Jerônimo destacou a importância da parceria com o governo federal, que tem viabilizado obras estruturantes através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além de recursos estaduais e municipais.
Investimento em saúde
Entre os anúncios, está a construção de um hospital regional em Serrinha, que contará com maternidade, centro de imagem e serviços de alta complexidade. O equipamento vai atender 18 municípios e deve desafogar unidades de referência como o Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, e o Hospital Estadual da Criança.
“Esse hospital vai reduzir distâncias e salvar vidas. Uma gestante de Valente, por exemplo, não precisará mais percorrer 80 km até Feira de Santana. Agora, em 20 ou 30 km, terá atendimento de qualidade mais próximo”, destacou Jerônimo.
O governador ressaltou, porém, que o fortalecimento da rede de atenção básica é essencial para que o novo hospital atenda de forma eficiente. “Se não equiparmos as Unidades Básicas de Saúde, UPAs e hospitais municipais, a alta complexidade fica sobrecarregada. Estou pedindo apoio aos deputados e prefeitos para que cada município organize sua rede, porque saúde é responsabilidade compartilhada”, reforçou.
Além da construção do hospital, Jerônimo anunciou o funcionamento extraordinário da policlínica regional de Serrinha nos fins de semana, como forma de reduzir a fila de exames. “Política é para quem tem coragem. Se nesses atendimentos de sábado ou domingo conseguirmos salvar uma vida, já terá valido a pena”, disse.
Parcerias municipais e federais
O governador fez questão de agradecer ao presidente Lula e aos prefeitos da região pelo apoio. “Sem o presidente Lula seria muito difícil. Aqui temos recurso estadual, federal, do PAC, da Embasa, da Caixa Econômica. Essa parceria é fundamental para que possamos entregar obras e fortalecer a saúde”, afirmou.
O prefeito de Serrinha, Adriano Lima, também destacou a relevância da obra para a região:
“Historicamente, Serrinha e o CISAL precisavam desse equipamento. Graças à sensibilidade do governador Jerônimo, do ministro Rui Costa, do presidente Lula e da secretária Roberta Santana, isso está se concretizando. Saúde é emergencial, não pode esperar. Esse hospital vai desafogar Feira de Santana e aproximar a assistência da população”, disse.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsas