Domingo, 09 de Novembro de 2025 03:23
75 98251-4963
Geral Neoenergia Coelba

Neoenergia Coelba esclarece problema em QR Code de faturas de energia em Feira de Santana

Em alguns casos, o cliente recebeu duas faturas com o mesmo período de consumo, o que levantou suspeitas

07/08/2025 15h19 Atualizada há 3 meses
Por: Carlos Valadares
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A Neoenergia Coelba esclareceu que um problema pontual afetou a geração do QR Code para pagamento via Pix em algumas faturas de energia elétrica emitidas durante dois dias do mês de julho. O caso gerou dúvidas entre consumidores de Feira de Santana, mas, segundo a empresa, não se tratou de fraude.

De acordo com Meidson Mello, gerente da Neoenergia na Bahia, a falha foi rapidamente identificada e corrigida pela equipe de qualidade da concessionária. “Foi um erro técnico na geração do QR Code em algumas faturas. Não foi golpe. Nossa equipe agiu prontamente para resolver o problema e reenviar os documentos aos clientes afetados”, explicou.

Dupla entrega de faturas causou dúvidas

Em alguns casos, o cliente recebeu duas faturas com o mesmo período de consumo, o que levantou suspeitas. Isso ocorreu principalmente com quem não possui cadastro digital (e-mail ou telefone), exigindo o envio de uma segunda via impressa.

Para verificar se a fatura recebida é autêntica, a Neoenergia orienta que o consumidor siga dois passos simples:

  1. Conferir se o valor da fatura é o mesmo informado no aplicativo do banco.

  2. Verificar se o beneficiário é a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Coelba.

A empresa ainda informou que a ausência do nome do banco na área do QR Code de algumas faturas ocorreu por uma falha no layout, mas não comprometeu a autenticidade do documento.

Clientes que possuem cadastro atualizado recebem a fatura por e-mail ou WhatsApp, o que proporciona mais agilidade e segurança. O cadastro pode ser feito de forma simples:

  • Pelo aplicativo Neoenergia, disponível para Android e iOS;

  • No site www.neoenergia.com, na Agência Virtual;

  • Pagamentos a mais ou a menos serão ajustados automaticamente

A Neoenergia Coelba também tranquiliza os clientes que, por conta do problema, pagaram valores incorretos:

  • Quem pagou a mais terá a diferença automaticamente abatida na próxima fatura.

  • Quem pagou a menos terá o valor complementar dividido nas duas próximas contas.

Em ambos os casos, não é necessário entrar em contato com a empresa, pois o ajuste será feito de forma automática.

Para outras dúvidas ou solicitações, os canais de atendimento continuam disponíveis:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.