Na manhã desta segunda-feira (5), o prefeito José Ronaldo de Carvalho anunciou a convocação de mais 208 novos servidores públicos aprovados no último concurso realizado pela Prefeitura de Feira de Santana. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no Paço Municipal Maria Quitéria e a lista será publicada no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (6).
Com essa nova convocação, o número total de servidores nomeados pelo atual governo chega a 516. Segundo o prefeito, a iniciativa representa um impacto de R$ 15,5 milhões na folha de pagamento do município, valor que será compensado com cortes e redirecionamentos em outras áreas administrativas.
“Estamos convocando profissionais de diversas áreas, como 60 agentes comunitários de saúde, que representam a totalidade dos aprovados, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem, engenheiros, analistas jurídicos, administradores, contadores, auditores fiscais, guardas municipais, agentes de trânsito, almoxarifes e servidores administrativos”, detalhou o prefeito.
Ainda de acordo com ele, a medida visa ampliar o quadro funcional e substituir servidores contratados por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), cujos contratos chegaram ao fim. “Ao longo do tempo, continuaremos agindo assim, sempre que houver necessidade”, garantiu.
Questionado sobre um possível déficit de 400 agentes de combate às endemias no município, José Ronaldo negou. “Desconheço esse número. Feira de Santana nunca teve 700 agentes de endemias. Se nomearmos 400 agora, somado aos 300 que já estão em atividade, esse número ultrapassaria uma quantidade que nunca existiu na cidade. Acho esse número superestimado.”
Situação dos cuidadores na Educação
O prefeito também esclareceu a situação dos cuidadores convocados para a rede municipal de ensino. Segundo ele, dos 500 profissionais chamados, cerca de 170 não se apresentaram no prazo de 30 dias, o que resultou na convocação dos próximos colocados na lista.
“Esses 170 já foram substituídos por novos convocados. Aqueles que também não se apresentarem dentro do novo prazo também perderão o direito, e daremos continuidade à convocação, até completar os 500”, explicou.
José Ronaldo ainda foi questionado sobre uma suposta notificação do Ministério Público envolvendo a correção de provas de concursos anteriores. O gestor negou ter recebido qualquer notificação judicial a respeito.
“Não recebemos nenhuma notificação. Houve algumas ações judiciais, mas todas foram indeferidas. Se houvesse decisão judicial determinando algo, estaríamos cumprindo, porque sempre respeitamos a Justiça”, afirmou.
Expectativa para a Expofeira
Durante a coletiva, o prefeito também comentou sobre a visita realizada neste fim de semana ao Parque de Exposições João Martins da Silva, onde ocorrerá a Expofeira 2025. A expectativa, segundo ele, é de mais uma edição histórica.
“Fizemos uma vistoria geral nas instalações, ao lado dos secretários da Agricultura e de Obras, além das equipes técnicas. Já orientamos o que precisa ser feito e estamos levantando os custos. Em breve, vamos bater o martelo e colocar tudo em prática”, concluiu.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Mín. 16° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado