Agentes comunitários de saúde participam, nesta segunda-feira (4), de uma capacitação sobre o calendário de imunização 2025, que contempla todas as faixas etárias: crianças, adolescentes, gestantes, adultos e idosos. O encontro, que acontece no auditório da Secretaria Municipal de Educação, contou na abertura com a presença do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos.
Esta é a segunda formação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde neste ano, com foco na atualização e qualificação dos profissionais que atuam na rede municipal. A capacitação atende a uma demanda da própria categoria e reforça o compromisso da atual gestão com a educação permanente em saúde.
“Essa capacitação já era uma solicitação da categoria, e a nova gestão está promovendo esses momentos como forma de valorizar e fortalecer a educação em saúde. Hoje vamos abordar todo o calendário vacinal de 2025, incluindo as mudanças recentes, para que esses profissionais estejam preparados para orientar a comunidade”, explicou Vanessa Cajuí, enfermeira e referência técnica em Imunização.
Entre os temas abordados, destacam-se atualizações sobre vacinas como a CWY (meningocócica), antitetânica, febre amarela, entre outras. Os agentes também estão sendo orientados sobre estratégias de busca ativa, para identificar pessoas com caderneta de vacinação desatualizada e encaminhá-las às unidades de saúde.
O secretário Rodrigo Matos destacou o papel fundamental dos agentes comunitários na transformação da saúde pública e no fortalecimento da atenção básica. Para ele, investir na formação desses profissionais é garantir um SUS mais eficiente e duradouro.
“Estamos iniciando um processo contínuo, e a gestão está à disposição de vocês para construirmos juntos um sistema de saúde fortalecido. Nosso maior patrimônio é o SUS, e o Programa Nacional de Imunizações é uma de suas maiores riquezas. Levem esse conhecimento para a comunidade e ajudem a salvar vidas”, afirmou.
A chefe da Atenção Básica, Verônica Cavalcante, também presente na mesa de abertura, reforçou a importância do trabalho dos agentes. “Vocês fazem a diferença na Atenção Primária”, disse.
Ainda participaram da abertura do evento o diretor da Rede Própria à Saúde, Sebastião Oliveira, e o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Everaldo Vitório.
Feira de Santana Segunda Vara de Violência Doméstica contra a Mulher é inaugurada em Feira de Santana
Situação de rua Feira de Santana registra aumento de pessoas em situação de rua
Fluxo do Serviço Saúde alinha fluxo do Serviço de Declaração de Óbito junto com o DPT e CICOM
Ação integrada Prefeitura realiza ação integrada de fiscalização no entorno da Rodoviária
Acidente Idoso morre após acidente entre moto e caminhão na BA-052
Chuva de granizo Chuva de granizo no sudoeste baiano surpreende população Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 29°
Chuva