O governo dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (18) sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e pessoas próximas a ele. Em publicação na rede social X, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou ter ordenado a revogação do visto do magistrado e solicitado o cancelamento das permissões de entrada no país para familiares e "aliados" de Moraes, sem especificar os nomes.
Rubio acusou o ministro de liderar uma "caça às bruxas política" contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, o que, segundo ele, configuraria violação de direitos fundamentais e extrapolaria as fronteiras brasileiras. "Não só viola direitos básicos dos brasileiros, mas também atinge os americanos", declarou o secretário, um dos principais porta-vozes do governo de Donald Trump para a América Latina.
A ofensiva diplomática ocorre em meio ao agravamento das tensões entre os governos brasileiro e norte-americano. Desde o dia 9 de julho, quando Trump anunciou uma tarifa de 50% sobre importações do Brasil, Washington tem elevado o tom contra o Judiciário brasileiro e contra o Palácio do Planalto.
Nesta sexta-feira, Jair Bolsonaro foi alvo de nova operação da Polícia Federal por ordem de Moraes. Entre as medidas determinadas pelo STF estão o uso de tornozeleira eletrônica, restrições à comunicação com outros investigados — incluindo seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro —, proibição de uso de redes sociais e de sair de casa à noite e aos fins de semana.
Bolsonaro é réu em ações que o acusam de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e dano ao patrimônio público.
Prefeito na Bahia Prefeito na Bahia é acusado de pagar contrato milionário terceirizado com verbas do Fundeb
Isenção Câmara discute isenção de Imposto de Renda para professores
Isenção de Impostos Lula deve sancionar na terça lei que isenta quem ganha até R$ 5 mil
Merenda Escolar. Secretaria de Educação Emite Nota Técnica em relação a Merenda Escolar.
Brasil–França Jerônimo Rodrigues, Margareth Menezes e Emmanuel Macron abrem Festival Nosso Futuro Brasil–França
Imposto de Renda Comissão do Senado aprova isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 29°
ChuvaMín. 20° Máx. 23°
Chuva